Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/5641

TítuloAmbientes de ensino distribuído na concepção e desenvolvimento da universidade flexível
Autor(es)Cardoso, Eduardo Luís
Orientador(es)Pereira, Duarte Costa
Pimenta, Pedro
Data22-Mai-2006
Resumo(s)Os ambientes de ensino distribuído (AED), suportados em plataformas de elearning (PeL), têm sido apresentados como podendo constituir importantes instrumentos de inovação e desenvolvimento da actividade de ensino nas instituições de ensino superior (IES). As mudanças registadas nos processos de ensino e aprendizagem nas IES tradicionais, associadas à incorporação de tecnologias de informação e comunicação (TIC), têm, no entanto, sido consideradas reduzidas e com um ritmo de evolução lento. O trabalho de investigação que se apresenta, consistiu num estudo visando aprofundar a compreensão do fenómeno da adopção de PeL no suporte a AED nas IES. Propusemo-nos desenvolver uma compreensão do processo de adopção e utilização de tecnologia e da forma como este é influenciado e influencia o contexto em que se desenvolve. Foram definidos como objectivos, identificar o quadro de condicionantes do sucesso deste processo de inovação associado à incorporação de TIC na prática lectiva, ao nível da pré-graduação e perspectivar o papel destas tecnologias na evolução do ensino superior e das IES. O trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo de caso que forneceu os dados que permitiram, de forma sistemática e progressiva, um aprofundamento das questões iniciais de investigação e um processo de análise e interpretação que estruturou a construção de conhecimento sobre o fenómeno, a partir do significado atribuído pelos diferentes intervenientes num caso concreto de adopção e utilização de uma PeL numa IES. Decorreu, do trabalho realizado, uma proposta de modelo de referência para a análise e compreensão destes processos de adopção e utilização de tecnologia no ensino superior, explicitando e caracterizando o seu contexto institucional e as influências mútuas entre os elementos que determinam o contexto institucional e o processo de adopção e utilização. Procurou-se, ainda, reflectir e concluir sobre impactos e perspectivas de evolução que estas tecnologias permitem percepcionar para a actividade de ensino e aprendizagem, promovendo instituições de ensino superior mais flexíveis e com um papel renovado e reforçado, numa sociedade crescentemente baseada no conhecimento como factor de desenvolvimento económico, social e cultural.
Distributed learning environments (DLE), based in e-learning plataforms (eLP), have been presented with the potential to foster innovation and development in the teaching activitiy, at higher education institutions (HEI). However, changes within the teaching and learning processes, due to information and communication technologies (ICT), have showed to be limited and with a weak evolution rate. The present research work studied the phenomenon of eLP adoption in HEI to support DLE, building understanding about the process of adoption and use of technology and how it is influenced, and how it influence, by the context where it take place. The main goals of this work were: to identify the framework of factors influencing the success of this innovation process associated with the introduction of ICT in the teaching activity, at the pre-graduation level, and to envisage the possible role of these technologies in the development of higher education and HEI. The research work was based in a case study. The data allowed a systematic and progressive refining of the research questions and an analysis and interpretation process. Through this process the knowledge about the phenomenon was structured attending to the meanings from the different participants involved in a case of adoption and use of eLP in HEI. A detailed model was proposed for the analysis and understanding of these processes of adoption and use of ICT in higher education, evidencing and caracterising its institutional context and the mutual influences between the innovation process and the context. Based on the results achived it was possible to conclude about impacts of these technologies in the teaching and learning activities and about the perspectives to reach more flexible HEI with a renewed and reinforced role in a society where knowledge is increasingly a key factor for economic, social and cultural development.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Sistemas de Distribuição
URIhttps://hdl.handle.net/1822/5641
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

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