Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56186

TítuloEnseñar y aprender a usar los diccionarios en el aula de ELE
Autor(es)Martins, Ana Isa Areal
Orientador(es)Dono López, Pedro
Palavras-chaveDiccionarios monolingües
Diccionarios bilingües
Autonomía
Español como lengua extranjera
Aprendizaje
Investigación-acción
Dicionário monolingues
Dicionários bilingues
Espanhol como língua estrangeira
Aprendizagem
Investigação-ação
Data2018
Resumo(s)Los diccionarios tienen un papel fundamental en el aprendizaje de una lengua extranjera (LE). Su utilización proporciona a los usuarios un mayor conocimiento de la lengua, ayudando a mejorar su aprendizaje de léxico y competencias comunicativas; fomenta el desarrollo de la autonomía en el aprendizaje, permitiendo a los alumnos poder solucionar dudas relacionadas con términos o expresiones de una LE sin el apoyo de un profesor. En este trabajo de investigación-acción se analizan las percepciones y competencias de uso del diccionario de un grupo de niños entre los 9 y los 10 años, recogiendo datos con cuestionarios y actividades de evaluación en dos momentos – antes de una actividad formativa y después de esta. Con los resultados obtenidos en los cuestionarios, después de la actividad formativa los alumnos reconocieron más finalidades al uso del diccionario. Podemos confirmar que las competencias de uso del diccionario han mejorado, siendo que los alumnos han tenido más respuestas correctas y menos respuestas en blanco. No obstante, esta investigación cuenta con una serie de limitaciones, como la falta de un grupo de control y de instrumentos más diversos para recoger los datos.
Os dicionários têm um papel fundamental na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). A sua utilização proporciona aos utilizadores um maior conhecimento da língua, ajudando a melhorar a sua aprendizagem de léxico e competências comunicativas; fomenta o desenvolvimento da autonomia na aprendizagem, permitindo aos alunos poder resolver dúvidas relacionadas com termos ou expressões de uma LE sem o apoio de um professor. Neste trabalho de investigação-ação analisam-se as perceções e competências de uso do dicionário de um grupo de crianças entre os 9 e 10 anos, recolhendo dados com questionários e atividades de avaliação em dois momentos – antes de uma atividade formativa e depois da mesma. Com os resultados obtidos nos questionários, depois da atividade formativa os alunos reconheceram mais finalidades no uso do dicionário. Podemos confirmar que as competências de uso do dicionário melhoraram, sendo que os alunos tiveram mais respostas corretas e menos respostas em branco. No entanto, esta investigação conta com uma série de limitações, como a falta de um grupo de controlo e de instrumentos mais diversificados para recolher os dados.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda/ Língua Estrangeira
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56186
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Isa Areal Martins.pdf2,02 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID