Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56180

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCea Álvarez, Ana Maríapor
dc.contributor.authorSantos, Maria Cristina Simões dospor
dc.date.accessioned2018-10-09T08:41:55Z-
dc.date.available2022-01-01T07:00:33Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/56180-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda / Língua Estrangeirapor
dc.description.abstractEsta investigación se inscribe en el campo de la adquisición y didáctica de segundas lenguas y describe un estudio exploratorio en el que: a) se identifican las dificultades que en el plano fonético (específicamente a nivel consonántico) enfrentan los estudiantes portugueses de español como lengua extranjera (LE) o segunda lengua (L2); b) se analiza en qué medida la intervención didáctica propuesta para fomentar la consciencia fonológica y autorregulación de los alumnos resulta eficaz. Así pues, en el marco teórico de este estudio se exponen algunas de las características de los procesos de adquisición/aprendizaje del componente fonético-fonológico en una L2 y se revisan las principales metodologías de enseñanza y corrección de la pronunciación. Seguidamente, en un subcapítulo específico, se presentan algunas definiciones básicas sobre fonética, esenciales para la comprensión de este trabajo, se exponen las características de las variantes lingüísticas seleccionadas y se efectúa una descripción de los fonemas que formarán parte del estudio, incluyendo una comparación sobre las realizaciones de cada uno en español y portugués La investigación de carácter empírico se llevó a cabo con dos grupos meta de estudiantes de ELE en la Universidade do Minho, procedentes de niveles diferentes. Se definió una metodología de investigación secuenciada en tres etapas: a) en la fase de diagnóstico para la constitución de un Corpus de Lengua; b) una fase de instrucción didáctica de carácter intensivo; c) y, por último, una fase de evaluación de los resultados. Los datos obtenidos constatan que se produjo una evolución en la interlengua fónica (concepto que se explicará más adelante) de los alumnos intervinientes y la extrapolación de esta información permite trazar las primeras líneas de un mapa que contribuya a que los profesores de español ayuden a sus alumnos de L1 portugués a comprender y enfrentar sus dificultades de pronunciación en español L2.spa
dc.description.abstractO presente trabalho insere-se no campo da aquisição e didática de segundas línguas e pretende realizar um estudo empírico exploratório no qual a) identifiquemos dificuldades a nível fonético (especificamente na dicção de algumas consoantes) enfrentadas pelos estudantes portugueses de espanhol como língua estrangeira (LE) ou segunda língua (L2); b) analisar em que medida a intervenção didática proposta para fomentar a consciência fonológica e a autorregulação dos alunos são eficazes. Assim sendo, no marco teórico deste estudo expõem-se algumas caraterísticas dos processos de aquisição/aprendizagem do componente fonético-fonológico em L2 e faz-se uma revisão das principais metodologias de ensino e correção da pronúncia. Num capítulo separado, são apresentadas algumas definições básicas sobre fonética, essenciais para a compreensão do presente trabalho. Seguidamente, expõem-se as características das variantes linguísticas selecionadas e se efetua uma descrição dos fonemas que fazem parte do estudo, incluindo uma comparação sobre as realizações de cada aluno tanto em espanhol e português. Para esta investigação de carácter empírico foram selecionádos dois grupos de estudantes de espanhol ELE da Universidade do Minho, procedentes de diferentes níveis de aprendizagem. Definiu-se uma metodologia de investigação em três etapas: a) na fase de diagnóstico para a constituição de um Corpus de Língua; b) uma fase de intervenção de didática intensiva; c) e, por último, uma fase de avaliação dos resultados. Os dados obtidos mostram que se obteve uma evolução da interlíngua fónica (conceito que se explicará mais à frente) dos alunos intervenientes e, a extrapolação, destes dados permitiu-nos traçar as primeiras linhas de um mapa que ajude os professores de espanhol, com alunos cuja L1 é o Português, a compreender e a enfrentar as dificuldades de pronúncia.por
dc.description.abstractThis research is part of a study on the acquisition and teaching of second languages which aims to carry out an empirical exploratory study in which: a) the difficulties that the Portuguese students of Spanish face at a phonetic level (specifically at the consonantal level) are identified as foreign language (FL) or second language (L2); b) the effectiveness of proposed didactic intervention to promote phonological awareness and self-regulation. Thus, in the theoretical framework of this study, some of the characteristics of the acquisition / learning processes of the phonetic-phonological component in an L2 context are presented and the main teaching methodologies and correction of pronunciation are reviewed. Then, in a separate chapter, some basic definitions of phonetics, essential for the understanding of this paper, are presented as well as characteristics of the selected linguistic variants and a description of the phonemes that will be part of the study, including a comparison about the achievements of each one in Spanish and Portuguese. Empirical research was carried out with two target groups of different levels of SFL students at the University of Minho. A three-stage research methodology was defined: a) the diagnostic phase for the constitution of a Language Corpus; b) a phase of intensive instruction; c) and, finally, a phase of evaluation of the results. The data obtained shows that there was an evolution in the phonological interlanguage (concept that will be explained later) of the students involved and the extrapolation of this information allows us to draw the first lines of a map that helps Spanish teachers of students whose L1 is Portuguese to understand and deal with pronunciation difficulties.eng
dc.language.isospapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFonética del españolspa
dc.subjectAdquisición y didáctica de segundas lenguasspa
dc.subjectConsciencia fonológicaspa
dc.subjectAutorregulaciónspa
dc.subjectFonética de espanholspa
dc.subjectAquisição e didática de segundas línguaspor
dc.subjectConsciência fonológicapor
dc.subjectAutorregulaçãopor
dc.subjectPhonetics of Spanisheng
dc.subjectAcquisition and didactics of second languageseng
dc.subjectPhonological awarenesseng
dc.subjectSelf-regulationeng
dc.title¿/X/amón o /ɼ/amón?: estudio sobre algunas dificultades fonéticas de los estudiantes portugueses de Español como LEspa
dc.title.alternative¿/X/AMÓN O /ɼ/AMÓN?: estudo sobre algumas dificuldades fonéticas dos estudantes portugueses de espanhol LEpor
dc.title.alternative¿/X/AMÓN O /ɼ/AMÓN?: study on phonetic difficulties of portuguese students of spanish as a foreign language (FL)eng
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201976412por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Letras e Ciências Humanaspor
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Cristina Simoes dos Santos.pdfDissertação de Mestrado5,43 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID