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TítuloAs tendências e sua aplicação no design de moda: uma metodologia para o desenvolvimento de coleções
Autor(es)Silva, Ana Sofia Laranjeira da
Orientador(es)Cunha, Joana
Gouveia, Maria Dolores dos Santos
Palavras-chaveFashion thinking
Metodologia
Análise e previsão
Pesquisa visual
Tendências
Methodology
Analysis forecasting
Visual research
Trends
Data2016
Resumo(s)A moda desempenha um papel fundamental nos dias de hoje, fruto das constantes mudanças da sociedade e do mercado necessita de uma evolução pelo estudo de novas formas, cores, fibras e texturas, de acordo com as necessidades dos consumidores. Surge então a questão: quais são as tendências da moda? Como estudá-las e as aplicar no desenvolvimento de novas coleções? Para um estudo assertivo foi realizado um estudo em campo com observação diária e anotação de dados e posteriormente a recolha de informação via questionários de opinião, numa escola e numa empresa. Procurou-se perceber qual o valor dado às tendências pelos designers e como estes as integram no seu processo criativo. Da pesquisa efetuada compreende-se que a análise das tendências da moda não é linear nem realizada de forma esquemática e pragmática, requerindo senso de estética e liberdade de pensamento. Com base nos dados recolhidos e analisando e comparando metodologias procura-se desenvolver uma abordagem ao processo criativo que permita agregar valor e ideias no desenvolvimento de coleções. Deste trabalho resulta a proposta de uma metodologia de trabalho designada “metodologia triangular”, que se aplicou num caso prático. Uma primeira análise aos resultados da aplicação desta metodologia, permitiu concluir que a adoção de médodos estruturados no pensamento criativo em design de moda permite efetuar uma pesquisa visual mais eficaz e articulada visando a aplicação de tendências no desenvolvimento de novas coleções de forma mais fluída e com resultados potencialmente melhores.
Fashion plays a key role today, the result of constant changes in society and the market requires an evolution in the study of new forms, colors, textures and fibers, according to the needs of consumers. The question then arises: what are the fashion trends? How to study them and apply them in the development of new collections? For an assertive study we conducted a field study with daily observation and data annotation and then the collection of information through opinion questionnaires, a school and a company. He tried to understand what the value given to trends by designers and how they integrate them in their creative process. From research it is understood that the analysis of fashion trends is not linear nor performed schematic and pragmatic way, which requires sense of aesthetics and freedom of thought. Based on the collected data and analyzing and comparing methodologies seeks to develop an approach to the creative process that allows adding value and ideas in the development of collections. This work results in the proposal of a work methodology called "triangular methodology", which was applied in a practical case. A first analysis of the results of the application of this methodology allowed us to conclude that the adoption of structured methodologies in creative thinking in fashion design allows a more effective and articulated visual research aiming at the application of trends in the development of new collections results better and more fluid.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design e Marketing
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56101
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

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Ana Sofia Laranjeira da Silva.pdfDissertação de Mestrado12,4 MBAdobe PDFVer/Abrir

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