Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/56101
Título: | As tendências e sua aplicação no design de moda: uma metodologia para o desenvolvimento de coleções |
Autor(es): | Silva, Ana Sofia Laranjeira da |
Orientador(es): | Cunha, Joana Gouveia, Maria Dolores dos Santos |
Palavras-chave: | Fashion thinking Metodologia Análise e previsão Pesquisa visual Tendências Methodology Analysis forecasting Visual research Trends |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | A moda desempenha um papel fundamental nos dias de hoje, fruto das constantes mudanças
da sociedade e do mercado necessita de uma evolução pelo estudo de novas formas, cores,
fibras e texturas, de acordo com as necessidades dos consumidores. Surge então a questão:
quais são as tendências da moda? Como estudá-las e as aplicar no desenvolvimento de novas
coleções?
Para um estudo assertivo foi realizado um estudo em campo com observação diária e
anotação de dados e posteriormente a recolha de informação via questionários de opinião,
numa escola e numa empresa. Procurou-se perceber qual o valor dado às tendências pelos
designers e como estes as integram no seu processo criativo.
Da pesquisa efetuada compreende-se que a análise das tendências da moda não é linear nem
realizada de forma esquemática e pragmática, requerindo senso de estética e liberdade de
pensamento. Com base nos dados recolhidos e analisando e comparando metodologias
procura-se desenvolver uma abordagem ao processo criativo que permita agregar valor e
ideias no desenvolvimento de coleções. Deste trabalho resulta a proposta de uma metodologia
de trabalho designada “metodologia triangular”, que se aplicou num caso prático. Uma
primeira análise aos resultados da aplicação desta metodologia, permitiu concluir que a
adoção de médodos estruturados no pensamento criativo em design de moda permite efetuar
uma pesquisa visual mais eficaz e articulada visando a aplicação de tendências no
desenvolvimento de novas coleções de forma mais fluída e com resultados potencialmente
melhores. Fashion plays a key role today, the result of constant changes in society and the market requires an evolution in the study of new forms, colors, textures and fibers, according to the needs of consumers. The question then arises: what are the fashion trends? How to study them and apply them in the development of new collections? For an assertive study we conducted a field study with daily observation and data annotation and then the collection of information through opinion questionnaires, a school and a company. He tried to understand what the value given to trends by designers and how they integrate them in their creative process. From research it is understood that the analysis of fashion trends is not linear nor performed schematic and pragmatic way, which requires sense of aesthetics and freedom of thought. Based on the collected data and analyzing and comparing methodologies seeks to develop an approach to the creative process that allows adding value and ideas in the development of collections. This work results in the proposal of a work methodology called "triangular methodology", which was applied in a practical case. A first analysis of the results of the application of this methodology allowed us to conclude that the adoption of structured methodologies in creative thinking in fashion design allows a more effective and articulated visual research aiming at the application of trends in the development of new collections results better and more fluid. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design e Marketing |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56101 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DET/2C2T - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Sofia Laranjeira da Silva.pdf | Dissertação de Mestrado | 12,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |