Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56052

TítuloTêxteis interativos: desenvolvimento de um produto para crianças com autismo
Autor(es)Santos, Cláudia Patrícia Silva
Orientador(es)Catarino, André P.
Palavras-chaveTêxteis interativos
Brinquedo
Painel
Design
Interactive textiles
Toy
Panel
Data2016
Resumo(s)Este trabalho procurou, de um modo geral, compreender a PEA (Perturbação do Espectro do Autismo), nomeadamente as diferentes características e necessidades das crianças. Entendeu-se que a junção de diferentes práticas ou atividades com estímulos táteis, sonoros e visuais numa ferramenta seria uma mais valia para promover o desenvolvimento de crianças com PEA. Por ser um grupo heterogéneo, existiu a dificuldade em alcançar uma ferramenta que interviesse em todas as áreas que a perturbação exige, no entanto, pretendeu-se estudar e desenvolver soluções para a estimulação sensorial. Foram realizadas duas avaliações a dois produtos distintos, sendo a segunda o resultado final do trabalho. As conclusões retiradas da primeira avaliação permitiram compreender que modelo seria mais adequado para promover o desenvolvimento da criança tendo em conta as suas necessidades. Verificou-se que a ideia de desenvolver um painel têxtil interativo seria adequada para o objetivo da ferramenta, sendo o resultado a criação de um novo conceito para o painel. Com a avaliação ao protótipo do novo conceito desenvolvido entendeu-se que o mesmo é apropriado para a terapia de crianças com PEA, embora tenham sido identificados alguns aspetos a melhorar, nomeadamente a integração dos circuitos no substrato de base têxtil, de modo a garantir a fiabilidade do produto.
This study has searched in a general way to understand the ASD (Autism Spectrum Disorder), namely the different characteristics and children needs. It was understood that the combination of different practices or activities with tactile, sonorous and visual stimulation in one tool would be an added value to promote the development of children with ASD. It was difficult to create a tool that intervened in all the areas that the disorder requires since it was a heterogeneous group. However it was intended tostudy and develop solutions for sensory stimulation. Two evaluations were carried out on two distinct products, being the second one the final result of the work. The conclusions from the first evaluation allowed to understand which model would be more appropriate to promote the children development taking into account their needs. It was understood that the idea of developing an interactive textile panel would be adequate for the purpose of the tool, resulting in a creation of a new concept for the panel. With the evaluation of the prototype of the new developed concept, it was understood that it's appropriate for the therapy of children with ASD, although in some aspects have been identified the need to be improved, namely the integration of the circuits in the textile-based substrate, in order to guarantee the reliability of the product.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design e Marketing
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56052
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Cláudia+Patrícia+Silva+Santos_2016.pdf86,41 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID