Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/56052
Título: | Têxteis interativos: desenvolvimento de um produto para crianças com autismo |
Autor(es): | Santos, Cláudia Patrícia Silva |
Orientador(es): | Catarino, André P. |
Palavras-chave: | Têxteis interativos Brinquedo Painel Design Interactive textiles Toy Panel |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | Este trabalho procurou, de um modo geral, compreender a PEA (Perturbação do Espectro do Autismo),
nomeadamente as diferentes características e necessidades das crianças. Entendeu-se que a junção
de diferentes práticas ou atividades com estímulos táteis, sonoros e visuais numa ferramenta seria
uma mais valia para promover o desenvolvimento de crianças com PEA. Por ser um grupo
heterogéneo, existiu a dificuldade em alcançar uma ferramenta que interviesse em todas as áreas que
a perturbação exige, no entanto, pretendeu-se estudar e desenvolver soluções para a estimulação
sensorial. Foram realizadas duas avaliações a dois produtos distintos, sendo a segunda o resultado
final do trabalho. As conclusões retiradas da primeira avaliação permitiram compreender que modelo
seria mais adequado para promover o desenvolvimento da criança tendo em conta as suas
necessidades. Verificou-se que a ideia de desenvolver um painel têxtil interativo seria adequada para o
objetivo da ferramenta, sendo o resultado a criação de um novo conceito para o painel. Com a
avaliação ao protótipo do novo conceito desenvolvido entendeu-se que o mesmo é apropriado para a
terapia de crianças com PEA, embora tenham sido identificados alguns aspetos a melhorar,
nomeadamente a integração dos circuitos no substrato de base têxtil, de modo a garantir a fiabilidade
do produto. This study has searched in a general way to understand the ASD (Autism Spectrum Disorder), namely the different characteristics and children needs. It was understood that the combination of different practices or activities with tactile, sonorous and visual stimulation in one tool would be an added value to promote the development of children with ASD. It was difficult to create a tool that intervened in all the areas that the disorder requires since it was a heterogeneous group. However it was intended tostudy and develop solutions for sensory stimulation. Two evaluations were carried out on two distinct products, being the second one the final result of the work. The conclusions from the first evaluation allowed to understand which model would be more appropriate to promote the children development taking into account their needs. It was understood that the idea of developing an interactive textile panel would be adequate for the purpose of the tool, resulting in a creation of a new concept for the panel. With the evaluation of the prototype of the new developed concept, it was understood that it's appropriate for the therapy of children with ASD, although in some aspects have been identified the need to be improved, namely the integration of the circuits in the textile-based substrate, in order to guarantee the reliability of the product. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design e Marketing |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56052 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DET/2C2T - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Cláudia+Patrícia+Silva+Santos_2016.pdf | 86,41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |