Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/56036
Título: | Conhecer as extensões da esfera dos média: Testando conhecimentos a partir de um quiz |
Outro(s) título(s): | Understanding the media sphere’s extensions: Testing knowledge by a quiz Conocer las extensiones de la esfera de los medios: Testeando conocimientos a partir de un quiz |
Autor(es): | Ribeiro, Fábio Moura, Pedro Filipe Ribeiro de Santos, Luís António |
Palavras-chave: | entretenimento avaliação aprendizagem jogo pesquisa entertainment evaluation learning game research |
Data: | Jul-2018 |
Editora: | Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL) |
Revista: | Chasqui |
Resumo(s): | A avaliação dos conhecimentos sobre os média é uma atividade em crescimento,
mesmo havendo poucos consensos sobre o que medir e como o fazer. Os questionários
são, contudo, comummente usados. Neste artigo problematizam-se os
principais resultados de um quiz sobre o mundo dos média, no qual participaram
48 jogadores. Esta experiência permitiu constatar indícios de (re)conhecimentos
sobre os média, testando o jogo enquanto instrumento de investigação.
Os resultados sugerem que as questões envolvendo imagens foram mais facilmente
reconhecidas, sobretudo se comparadas com as perguntas que usavam
sons. É também possível falar de símbolos “universais” e de conteúdos cuja
similitude de formas originou respostas aproximadas. O quiz e a competição
com outrem revelaram-se particularmente úteis na promoção do empenho dos
respondentes. The evaluation of knowledges regarding the media sphere is a growing activity, despite little consensus about how to do it. Notwithstanding these uncertainties, surveys are regularly used. This article presents the main outcomes of a quiz about the media. The game was played by 48 youngsters and adults. This experience sought to explore what people recognize in the media sphere and how can a game help in the task of assessing it. The analysis suggests that positive answers were mostly found among visual-based questions, in contrast to the ones related to sounds. This research also suggests the existence of “universal symbols”, recognizable by (almost) everyone. As a research method, the quiz was helpful to foster engagement, particularly when it became a one-o-one challenge. La evaluación de los conocimientos sobre los medios es una actividad en crecimiento, aunque haya pocos consensos sobre qué medir y cómo hacerlo. Los cuestionarios se utilizan comúnmente. En este artículo se cuestionan los principales resultados de un concurso sobre el mundo de los medios, en el que participaron 48 jugadores. Esta experiencia permitió constatar indicios de (re) conocimientos sobre los medios, probando el juego como instrumento de investigación. Los resultados sugieren que las cuestiones relacionadas con las imágenes fueron más fácilmente reconocidas, sobre todo si se comparan con las preguntas que usaban sonidos. Es también posible hablar de símbolos "universales" y de contenidos cuya similitud de formas originó respuestas aproximadas. El concurso y la competencia con otros se revelaron particularmente útiles en la promoción del compromiso de los encuestados. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56036 |
ISSN: | 1390-1079 |
e-ISSN: | 1390-924X |
Versão da editora: | http://revistachasqui.org/index.php/chasqui/article/view/3397 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ribeiro_Moura_Santos_2018_article-chasqui.pdf | 132,82 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |