Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56029

TítuloPrevenção do consumo de álcool: avaliação da eficácia de um programa educativo dirigido a alunos do 9.ºano de escolaridade
Outro(s) título(s)Prevention of alcohol consumption: evaluation of the effectiveness of an educational program directed at students in the 9th grade of schooling
Autor(es)Sá, Cristina Maria Mota de
Orientador(es)Precioso, José
Data2018
Resumo(s)O consumo de álcool nos jovens está associado a graves problemas de saúde e a uma mortalidade aumentada. O álcool é a droga mais procurada no mundo, tendo-se registado um aumento do consumo pelos jovens, particularmente um tipo de consumo, o binge drinking. O reconhecimento desta realidade revela que é urgente encontrar estratégias de intervenção direcionadas à educação para a prevenção do consumo de álcool pelos adolescentes, com especial foco na promoção da saúde. Tendo em atenção o referido anteriormente, o estudo desenvolvido teve como objetivo principal avaliar a eficácia do programa “Prevenção do consumo de álcool em adolescentes”, na prevenção do consumo de álcool e factores de risco associados. Foi realizado um estudo quase-experimental que incluiu um grupo experimental constituído por 92 alunos e um grupo de controlo constituído por 77 alunos, que frequentavam o 9º ano de escolaridade em escolas dos concelhos de Braga e Porto, Portugal. A intervenção consistiu na implementação de um programa multidisciplinar, baseado no currículo escolar e constituído por oito sessões sobre vários temas relacionados com o consumo de bebidas alcoólicas, baseado num modelo de ensino orientado para a mudança conceptual. Aplicou-se um questionário de autopreenchimento utilizado como pré/pós-teste a ambos os grupos, tendo o programa sido implementado somente no grupo experimental. O programa contribuiu para prevenir a embriaguez a experimentação do consumo de álcool entre os alunos que nunca tinham consumido bebidas alcoólicas, e para reforçar a intenção em não consumir álcool no futuro. Não se verificaram alterações na prevalência do consumo de álcool atual nem nos conhecimentos associados a este consumo. Este estudo poderá contribuir para o aperfeiçoamento dos programas de prevenção implementados nas escolas, que deverão englobar as famílias, os pares e toda a comunidade escolar.
Alcohol consumption among young people is associated with serious health problems and increased mortality. Alcohol is the most sought-after drug in the world, with an increase in consumption by young people, particularly a type of consumption, binge drinking. The recognition of this reality reveals that it is urgent to find intervention strategies directed to education for the prevention of alcohol consumption by adolescents, with a special focus on health promotion. The main objective of this study was to evaluate the effectiveness of the program "Prevention of alcohol consumption in adolescents", in the prevention of alcohol consumption and associated risk factors. A quase-experimental study was carried out, which included an experimental group of 92 students and a control group of 77 students who attended the 9th year of schooling in schools in the municipalities of Braga and Porto, Portugal. The intervention consisted of the implementation of a multidisciplinary program, based on the school curriculum and consisting of eight sessions on various topics related to the consumption of alcoholic beverages, based on a teaching model oriented towards conceptual change. A self-filling questionnaire used as pre / post test was applied to both groups, and the program was implemented only in the experimental group. The program helped to prevent intoxication the experimentation of alcohol consumption among students who had never consumed alcoholic beverages, and to reinforce the intention not to consume alcohol in the future. There were no changes in the prevalence of current alcohol consumption or in the knowledge associated with this consumption. This study may contribute to the improvement of prevention programs implemented in schools, which should encompass families, peers and the entire school community.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação para a Saúde)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56029
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cristina Maria Mota de Sá.pdf
Acesso restrito!
8,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID