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TítuloDesenvolvimento e avaliação de um modelo de formação em blended learning baseado na Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) para o desenvolvimento do TPACK na formação inicial de professores
Autor(es)Andrade, Mariel José Pimentel de
Orientador(es)Coutinho, Clara Pereira
Oliveira, Lia Raquel
Data19-Mar-2018
Resumo(s)É lugar comum falar sobre como a tecnologia tem influenciado a sociedade bem como os benefícios de sua inserção na educação. No entanto, tal integração não acontece de forma trivial para o educador. Diversas pesquisas mostram que apenas saber manipular a tecnologia não garante que as mesmas sejam utilizadas de forma integrada com o conteúdo e, assim, facilitar o aprendizado. Desse modo, além de conhecer o conteúdo específico, os professores também devem conhecer bem as tecnologias educacionais, para escolher quais as mais adequadas aos objetivos e aos conteúdos específicos. No entanto, como fazer essa integração das TIC em sala de aula de modo eficiente? Um modelo que tenta responder a essa questão foi proposto por Mishra e Koehler em 2006, conhecido por TPACK, e enfatiza a necessidade de relacionar os conhecimentos pedagógicos, tecnológicos e do conteúdo. Os pesquisadores que investigam sobre a formação de professores para o desenvolvimento do TPACK têm apresentado diversos modelos de formação voltados para diferentes públicos. No entanto, é necessário investigar de que forma as teorias da aprendizagem podem auxiliar na elaboração desses modelos. Além disso, devido à complexidade envolvida tanto em relação ao TPACK como à formação de professores, é possível identificar na literatura lacunas teóricas que precisam ser melhor investigadas. Tal problemática serviu de motivação para investigarmos de que forma uma unidade curricular baseada em um modelo de formação que utiliza os princípios da Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC), os Operadores da Complexidade e implementada através da Flipped Classroom, pode auxiliar o desenvolvimento do TPACK nos alunos de um curso de Pedagogia no contexto do Ensino das Ciências. De acordo com os objetivos e fundamentação teórica desta pesquisa, optamos por uma perspectiva qualitativa, através de um estudo de caso, segundo a abordagem da fenomenologia hermenêutica, que recorreu à técnica da análise temática para codificar e categorizar os dados, auxiliando na análise e compreensão dos resultados. Após as análises dos dados empíricos, foi possível identificar evidências: a) da transferência de conhecimento de acordo com o que propõe a TFC; b) de que a disciplina desenhada a partir do modelo proposto auxiliou no desenvolvimento do TPACK por parte dos professores participantes; c) da importância do contexto na escolha das atividades propostas pelos professores; d) de que os professores desenvolveram uma melhor compreensão da importância da utilização da tecnologia em sala de aula. Os dados também permitiram identificar os aspectos positivos e as dificuldades enfrentadas ao implementar o modelo proposto. Mesmo diante da impossibilidade de produzir generalizações do ponto de vista positivista e estatístico, consideramos que esta pesquisa trouxe contributos importantes para o estudo sobre o TPACK em relações a aspectos teóricos e avaliativos e modelos de formação. No que diz respeito aos aspectos teóricos, esta pesquisa trouxe uma nova perspectiva para a compreensão do TPACK ao propor uma mudança de paradigma nas investigações sobre o esse quadro teórico-conceitual e ao utilizar os Operadores da Complexidade para orientar essa mudança. Em relação aos modelos de formação nossa investigação trouxe contribuições especificamente para duas áreas do conhecimento: formação de professores para o desenvolvimento do TPACK e modelos de implementação para a Flipped Classroom. A contribuição da investigação para a área de avaliação do TPACK diz respeito à visualização dos construtos do TPACK mapeados em uma rede complexa. Acreditamos que essa forma de avaliação do TPACK através dos planos de aula dos professores e o mapeamento desses construtos visualizados através de uma rede complexa constitui uma mais valia para a avaliação e representação do TPACK presentes na literatura, uma vez que tal método permite uma melhor compreensão das relações que ocorrem entre os construtos permitindo uma análise tanto quantitativa quanto qualitativa do TPACK.
It is a commonplace to talk about how technology has influenced society as well as about the benefits of its inclusion in education. However, the integration of these technologies into the classroom is not easy for the educator. Recent research shows that just knowing how to manipulate technologies does not guarantee that they are used in an integrated way with the educational contents and, consequently, improve learning. Thus, in addition to knowing the specific content, teachers should also know the educational technologies in order to choose the ones that are more appropriate to the objectives and the specific contents. However, how to make this integration of ICT in the classroom efficient? A framework that attempts to answer this question was proposed by Mishra and Koehler in 2006, known as TPACK, and emphasizes the need to relate pedagogical, technological and content knowledge. Researchers who investigate teacher training for the development of TPACK have presented several training models aimed at different audiences. However, it is necessary to examine how the learning theories can help in the elaboration of these models. Moreover, due to the complexity involved in both TPACK and teacher training, it is possible to identify in the theoretical literature gaps that need to be better investigated. This problem motivated us to study how a curricular unit, based on a training model that uses the principles of the Cognitive Flexibility Theory (CFT), the Complexity Operators and is implemented through the Flipped Classroom, can help the development of TPACK in students of a Pedagogy course in the context of Science Teaching. According to the objectives and theoretical basis of this research, we choose a qualitative perspective, through a case study, according to the approach of hermeneutic phenomenology, which used the technique of thematic analysis to encode and categorize the data, aiding in the analysis and understanding of the results. After analyzing the data, it was possible to identify empirical evidence: a) the transfer of knowledge according to what proposes the CFT; b) the discipline designed from the proposed model helped in the development of TPACK by the participating teachers; c) the importance of context in the choice of activities suggested by teachers; d) teachers have developed a better understanding of the importance of using technology in the classroom. The data also allowed us to identify the positive aspects and the difficulties faced in implementing the proposed model. Even in the face of the impossibility of producing generalizations from the positivist and statistical point of view, we consider that this research has brought significant contributions to the study on TPACK in relation to theoretical and evaluative aspects and training models. Concerning theoretical aspects, this research has brought a new perspective to the understanding of TPACK by proposing a paradigm shift in the investigations of this theoretical-conceptual framework and by using the Complexity Operators to guide this change. Regarding training models, our research has made contributions specifically to two areas of knowledge: teacher training for TPACK development and implementation models for Flipped Classroom. The contribution of the research to the TPACK evaluation area concerns the visualization of TPACK constructs mapped in a complex network. We believe this way of evaluating TPACK through the teachers' lesson plans and the mapping of these constructs viewed through a complex network is an added value for the evaluation and representation of TPACK present in the literature, since this method allows a better understanding of the relationships that occur between the constructs allowing a quantitative and qualitative analysis of TPACK.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55806
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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