Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55634

TítuloSatisfação com as recompensas e motivação da força de trabalho: contributos de um estudo no setor privado português
Outro(s) título(s)Satisfaction on rewards and motivation at the workforce: contributions from a study in the Portuguese private sector
Autor(es)Oliveira, Marta Isabel Teixeira
Orientador(es)Machado, Carolina Feliciana
Palavras-chaveSistema de recompensas
Recompensas extrínsecas
Recompensas intrínsecas
Satisfação
Motivação extrínseca
Motivação intrínseca
Reward system
Extrinsic rewards
Intrinsic rewards
Satisfaction
Extrinsic motivation
Intrinsic motivation
Data2018
Resumo(s)Esta investigação tem como principal objetivo contribuir para um melhor entendimento da satisfação com o sistema de recompensas e o impacto desta na motivação intrínseca dos colaboradores. Através de uma pesquisa de caráter quantitativo, foi aplicado um questionário a um conjunto de 107 colaboradores que atuam no setor privado português, com vista a testar um conjunto de hipóteses capazes de dar resposta aos objetivos a que esta investigação se propõe. Os dados que resultaram da implementação do questionário foram analisados com recurso ao coeficiente de correlação de Spearman, que nos permitiu analisar a correlação entre as dimensões em estudo, e ao teste de Mann-Whitney, para comparar o grau de satisfação com as recompensas entre os colaboradores em situação de contrato sem termo e os colaboradores em regime de prestação de serviços. Os resultados revelaram níveis médios de satisfação tendencialmente mais elevados nas recompensas não financeiras, do que nas recompensas financeiras, sendo que foi a satisfação com as recompensas não financeiras intrínsecas que registou valores médios superiores. Verificou-se, ainda, um maior grau de motivação em relação aos fatores intrínsecos, face aos fatores extrínsecos. Os testes de correlação de Rho de Spearman revelaram uma correlação positiva e altamente significativa entre a motivação e a satisfação com os vários tipos de recompensas, indicando que a motivação é positiva e significativamente afetada pelas recompensas financeiras e não financeiras. Ao nível da motivação intrínseca, contudo, não se verificou uma correlação significativa com as recompensas financeiras, pelo que se pode concluir que os fatores financeiros não têm impacto na motivação intrínseca. Concluiu-se, ainda, que a situação contratual tem um impacto significativo na satisfação com as recompensas não financeiras, sendo que os trabalhadores em prestação de serviços são os mais satisfeitos com estas. Esta investigação constituí um instrumento que faculta às organizações um maior conhecimento sobre a satisfação dos colaboradores com os vários tipos de recompensas e o impacto na sua motivação intrínseca, dando-lhes um conjunto de sugestões que lhes permitem melhor adequar as suas práticas aos interesses dos colaboradores.
As major purpose, this investigation aims to contribute to a better understanding about satisfaction on the reward system and its impact on workers’ intrinsic motivation. Through a research on a quantitative basis, an inquiry was applied to 107 workers from the Portuguese private sector in order to evaluate a set of hypotheses that this investigation proposes itself to. The data resulting from the implementation of the inquiry was studied and analyzed using Spearman’s correlation coefficient, which allowed us to scrutinize the dimensions in study, and Mann-Whitney’s U-test in order to compare the level of satisfaction on rewards between workers with permanent contracts and contracts on the provision of services. The results revealed intermediate levels of satisfaction with better outcome on the non-financial rewards than in the financial ones, noting that it was the non-financial intrinsic rewards that revealed higher intermediate levels. It was also shown that the motivation degree was higher to intrinsic factors than extrinsic. Spearman’s Rho showed a positive and highly significant correlation between motivation and satisfaction within the different type of rewards, denoting that motivation is positive and extremely affected by the financial and non-financial rewards. However, the intrinsic motivation did not show a significant correlation with the financial rewards, leading to conclude that the financial factors don’t impact on intrinsic motivation. It’s concluded that the type of contract that the worker benefits has a significant impact on satisfaction on the nonfinancial rewards and the workers with a contract on the provision of services are more satisfied. This investigation is a tool that allows organizations a better knowledge about workers’ satisfaction on the different kinds of rewards and its impact on the intrinsic motivation, giving them a set of suggestions that allows to fit their practices better to workers interests.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55634
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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