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https://hdl.handle.net/1822/55634
Título: | Satisfação com as recompensas e motivação da força de trabalho: contributos de um estudo no setor privado português |
Outro(s) título(s): | Satisfaction on rewards and motivation at the workforce: contributions from a study in the Portuguese private sector |
Autor(es): | Oliveira, Marta Isabel Teixeira |
Orientador(es): | Machado, Carolina Feliciana |
Palavras-chave: | Sistema de recompensas Recompensas extrínsecas Recompensas intrínsecas Satisfação Motivação extrínseca Motivação intrínseca Reward system Extrinsic rewards Intrinsic rewards Satisfaction Extrinsic motivation Intrinsic motivation |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Esta investigação tem como principal objetivo contribuir para um melhor entendimento
da satisfação com o sistema de recompensas e o impacto desta na motivação intrínseca
dos colaboradores.
Através de uma pesquisa de caráter quantitativo, foi aplicado um questionário a
um conjunto de 107 colaboradores que atuam no setor privado português, com vista a
testar um conjunto de hipóteses capazes de dar resposta aos objetivos a que esta
investigação se propõe. Os dados que resultaram da implementação do questionário foram
analisados com recurso ao coeficiente de correlação de Spearman, que nos permitiu
analisar a correlação entre as dimensões em estudo, e ao teste de Mann-Whitney, para
comparar o grau de satisfação com as recompensas entre os colaboradores em situação de
contrato sem termo e os colaboradores em regime de prestação de serviços.
Os resultados revelaram níveis médios de satisfação tendencialmente mais
elevados nas recompensas não financeiras, do que nas recompensas financeiras, sendo
que foi a satisfação com as recompensas não financeiras intrínsecas que registou valores
médios superiores. Verificou-se, ainda, um maior grau de motivação em relação aos
fatores intrínsecos, face aos fatores extrínsecos. Os testes de correlação de Rho de
Spearman revelaram uma correlação positiva e altamente significativa entre a motivação
e a satisfação com os vários tipos de recompensas, indicando que a motivação é positiva
e significativamente afetada pelas recompensas financeiras e não financeiras. Ao nível da
motivação intrínseca, contudo, não se verificou uma correlação significativa com as
recompensas financeiras, pelo que se pode concluir que os fatores financeiros não têm
impacto na motivação intrínseca. Concluiu-se, ainda, que a situação contratual tem um
impacto significativo na satisfação com as recompensas não financeiras, sendo que os
trabalhadores em prestação de serviços são os mais satisfeitos com estas.
Esta investigação constituí um instrumento que faculta às organizações um maior
conhecimento sobre a satisfação dos colaboradores com os vários tipos de recompensas
e o impacto na sua motivação intrínseca, dando-lhes um conjunto de sugestões que lhes
permitem melhor adequar as suas práticas aos interesses dos colaboradores. As major purpose, this investigation aims to contribute to a better understanding about satisfaction on the reward system and its impact on workers’ intrinsic motivation. Through a research on a quantitative basis, an inquiry was applied to 107 workers from the Portuguese private sector in order to evaluate a set of hypotheses that this investigation proposes itself to. The data resulting from the implementation of the inquiry was studied and analyzed using Spearman’s correlation coefficient, which allowed us to scrutinize the dimensions in study, and Mann-Whitney’s U-test in order to compare the level of satisfaction on rewards between workers with permanent contracts and contracts on the provision of services. The results revealed intermediate levels of satisfaction with better outcome on the non-financial rewards than in the financial ones, noting that it was the non-financial intrinsic rewards that revealed higher intermediate levels. It was also shown that the motivation degree was higher to intrinsic factors than extrinsic. Spearman’s Rho showed a positive and highly significant correlation between motivation and satisfaction within the different type of rewards, denoting that motivation is positive and extremely affected by the financial and non-financial rewards. However, the intrinsic motivation did not show a significant correlation with the financial rewards, leading to conclude that the financial factors don’t impact on intrinsic motivation. It’s concluded that the type of contract that the worker benefits has a significant impact on satisfaction on the nonfinancial rewards and the workers with a contract on the provision of services are more satisfied. This investigation is a tool that allows organizations a better knowledge about workers’ satisfaction on the different kinds of rewards and its impact on the intrinsic motivation, giving them a set of suggestions that allows to fit their practices better to workers interests. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55634 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Marta+Isabel+Teixeira+Oliveira.pdf | 3,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |