Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55548
Título: | Relatório de atividade profissional |
Autor(es): | Alves, Carina Fátima Teixeira |
Orientador(es): | Fonseca, A. M. |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente relatório pretende transparecer as aprendizagens, os conhecimentos e
as experiências vividas durante quinze anos de docência, desenvolvendo uma reflexão
aprofundada da componente didática e científica do ensino da Física e da Química.
Foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências – Formação Continua de
Professores, na especialização de Física e Química ao abrigo do Despacho RT 38/2011,
cuja aplicação é regulamentada pela circular VRT/RVC-01/2012.
A primeira parte do trabalho inicia-se fazendo uma abordagem à química da
atmosfera. Neste sentido, procura-se intervir no domínio – “ Atmosfera” e “ Ozono na
estratosfera”, tema abordado no programa do 10º ano de escolaridade na disciplina de
Ciências Físico – Químicas, na unidade Propriedades e Transformações da Matéria. Ao
longo dos anos, verificou-se a introdução nos conteúdos programáticos do ensino
Básico e Secundário de temas atuais, nos quais se incluiu o tema das alterações
climáticas. Este tema também surge diariamente nos meios de comunicação,
consequentemente, a escola terá de estar em sintonia com toda esta evolução
apresentando uma nova realidade aos seus estudantes.
Posteriormente foi efetuada uma detalhada reflexão crítica da atividade docente,
salientando o trabalho efetuado nas diferentes escolas, os cargos desempenhados e os
projetos e atividades desenvolvidos. Salienta-se ainda as ações e cursos de formação
realizados, tal como a sua relevância na evolução da profissão docente. This report intends to show the learning, the knowledge and the experiences lived during fifteen years of teaching, developing an in-depth reflection of the didactic and scientific component of the teaching of Physics and Chemistry. This work was done within the accomplishment of Master Degree in Sciences - Further Education for Teachers, specialization in Physics and Chemistry under the Rector’s Dispatch - 38/2011, whose application is regulated by circular VRT / RVC- 01/2012. The first part of the work begins by taking an approach to the chemistry of the atmosphere. In this sense, we intend to intervene in the field - "Atmosphere" and "Ozone in the stratosphere", a subject addressed in the program of the 10th year of schooling in the discipline of Physical and Chemical Sciences, in the unit Properties and Matter Transformations. Over the years, the topic of climate change has been introduced in the programmatic contents of current themes. This theme also appears daily in the media, therefore, the school will have to be in tune with all this evolution presenting a new reality to its students. Subsequently a detailed critical reflection of the teaching activity is carried out, highlighting the work done in the different schools, the positions held and the projects and activities developed. It also highlights the actions and training courses carried out, as well as their relevance in the evolution of the teaching profession. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55548 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CDQuim - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carina Fátima Teixeira Alves.pdf | 4,37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |