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https://hdl.handle.net/1822/55516
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Antunes, Fátima | por |
dc.contributor.author | Lúcio, Joana | por |
dc.date.accessioned | 2018-07-30T08:56:57Z | - |
dc.date.available | 2018-07-30T08:56:57Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-02 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/55516 | - |
dc.description.abstract | O projeto EDUPLACES propõe-se contribuir para a compreensão de fatores que sustentam a inversão da espiral negativa do insucesso e abandono escolares. Os objetivos deste projeto alinham-se com alguns dos grandes desafios científicos e societais elencados na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, em especial o objetivo (4) de garantir o acesso a uma educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Procura-se mapear os pontos de vista de atores envolvidos em práticas socioeducativas orientadas para a superação do insucesso e abandono escolares: responsáveis institucionais, profissionais, famílias, crianças/jovens e comunidade. Estes atores identificam e caracterizam estas práticas, contribuindo para a compreensão dos processos, lógicas e parcerias que as sustentam. A base empírica desta investigação é um estudo multi-caso de onze práticas socioeducativas, integradas em dois programas de intervenção de âmbito nacional, e desenvolvidas em quatro municípios portugueses. O primeiro ano do projeto (2016/2017) assentou numa análise documental/estatística e em entrevistas semi-diretivas com os responsáveis por estas práticas. Estes resultados permitiram definir e caracterizar um Portefólio de práticas, e o estabelecimento de quatro tipos de práticas: Agrupamento de Alunos, Apoio ao Estudo, Diferenciação Pedagógica e Mediação. No atual segundo ano do projeto (2017/2018), a análise de cada caso é ampliada com base na recolha de informação sobre perspetivas e experiências (vozes), e assenta na realização de grupos focais, entrevistas individuais e coletivas, inquéritos por questionário e observação. Duas questões emergentes do primeiro ano de investigação informam em larga medida a abordagem do segundo ano, procurando-se auscultar perspetivas e experiências dos vários atores quanto 1. ao acesso ao conhecimento e 2. às expectativas, necessidades e problemas a que estas práticas procuram responder. A análise (ainda em curso) permite já perceber que a gestão destas dimensões se faz de alguns (des)equilíbrios, numa articulação complexa, que não é linear, entre os direitos das crianças e jovens envolvidos nas práticas socioeducativas, as necessidades das instituições e dos profissionais, e a agenda política. | por |
dc.description.sponsorship | PTDC/MHC-CED/3775/2014 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FMHC-CED%2F3775%2F2014/PT | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Práticas e vozes para o sucesso escolar: barreiras, expectativas e compromissos, a equação instável | por |
dc.type | oralPresentation | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Encontro Ciência 2018 | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Comunicações em eventos científicos internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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FA&JL_EncontroCiencia18.pdf | 895,58 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |