Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55500

TítuloAs diretrizes para o turismo sustentável e o marketing de destinos como salvaguarda do patrimônio cultural das regiões: estudo de caso na aldeia do Sabugueiro
Outro(s) título(s)The guidelines for sustainable tourism and the destination marketing as a safeguard of cultural heritage of regions: a case study in the Sabugueiro village
Autor(es)Silva, Marina Maria Soares
Orientador(es)Sousa, Bruno Miguel Barbosa
Palavras-chaveMarketing de destinos
Turismo sustentável
Impactos do turismo
Aldeia do Sabugueiro
Patrimônio cultural
Estudo exploratório
Destination marketing
Sustainable tourism
Tourism impacts
Sabugueiro village
Cultural heritage
Exploratory study
Data2018
Resumo(s)O marketing de destinos e o turismo sustentável podem ser aliados para o desenvolvimento de um destino turístico mais justo, inclusivo, rentável e ambientalmente amigável. Mesmo ciente da complexidade destes dois temas, principalmente da sustentabilidade no turismo, é necessário discuti-los de forma a gerar insights para modelos de progressão mais adequados. Com isso, a presente investigação possui o objetivo de abordar a questão da sustentabilidade na atividade turística como uma forma de salvaguardar a identidade de uma sociedade e seu patrimônio cultural. Com base na revisão de literatura que aborda assuntos como a sistematização do turismo sustentável, impactos do turismo, marketing territorial, a relevância de uma marca para o destino e o marketing turístico, foi realizado o contraponto dos temas referidos com um caso principal de estudo. Sendo assim, foi utilizado como caso de estudo a aldeia do Sabugueiro, localizada na região central de Portugal e que possui um patrimônio cultural singular. Este destino também é desenvolvido turisticamente pela Associação de Desenvolvimento das Aldeias da Montanha (ADIRAM), associação esta que procura estabelecer o desenvolvimento sustentável das aldeias portuguesas, envolvidas neste projeto, e que também foi objeto de análise para este estudo. Seguiu-se a linha de um estudo exploratório, o qual os métodos utilizados variaram entre quantitativos e qualitativos, sendo os qualitativos os mais predominantes. Com isso, foram realizadas o total de treze entrevistas, sendo uma da parte da gestão da associação citada, sete moradores locais e cinco atores locais (residentes ou não) da aldeia do Sabugueiro. Para captar a percepção do turista da aldeia, sobre assuntos importantes neste contexto, foi aplicado um questionário online que resultou em quarenta e uma respostas válidas. Como uma das conclusões da investigação, foram percebidas algumas discrepâncias na parte prática do caso em estudo e a divergência de concepções dos turistas e pessoas locais da aldeia. Isto implicou em opiniões, por vezes, desconectadas com a sustentabilidade aparente de forma superficial no local. Sugestões e onze hipóteses foram criadas como conclusão deste estudo exploratório, o que culminou na potencialidade da pesquisa para ser aplicada em outros locais.
Destination marketing and sustainable tourism can be allies to develop a fair, inclusive, profitable and environmentally friendly tourism destination. Although being aware of the complexity of these two themes, especially sustainability in tourism, it is necessary to discuss them in order to generate insights for more adequate models of progression. Hence, this research aims to address the issue of sustainability in tourism as a way of safeguarding the identity of a society and its cultural heritage. Based on the literature review that presents themes as the systematization of sustainable tourism, tourism impacts, territorial marketing, the relevance of a brand to the destination and the tourist marketing, the themes mentioned were compared with a main case of study. Therefore, the Sabugueiro village, located in the central region of Portugal, which has a unique cultural heritage, was used as a case study. This destination is also developed by the Aldeias da Montanha Development Association (ADIRAM), an association that seeks to establish the sustainable development of Portuguese villages, involved in this project, which was also the object of analysis for this research. Therefore this was an exploratory investigation, in which the methods used varied between quantitative and qualitative, but qualitative is the most predominant. Thus, a total of thirteen interviews were carried out, one with the management of the association mentioned, seven local residents and five local actors (residents or not) from the Sabugueiro village. In order to capture the perception of tourists, which is an important subject in this context, an online questionnaire was applied, which resulted in forty-one valid answers. As one of the conclusions of the investigation, some discrepancies were noticed in the practical part of the case study and the divergence of conceptions of the tourists and local people of the village. This implied opinions, at times, disconnected with the apparent sustainability in a superficial way at the place. Suggestions and eleven hypotheses were created to conclude this exploratory study, which culminated in the potentiality of the research to be applied in other places.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55500
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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