Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55491

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarradas, Rolandopor
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.date.accessioned2018-07-27T08:38:18Z-
dc.date.available2018-07-27T08:38:18Z-
dc.date.issued2018-05-
dc.date.submitted2016-10-
dc.identifier.citationBarradas, R. & Lencastre, J. A. (2017). Gamification e game-based learning: estratégias eficazes para promover a competitividade positiva nos processos de ensino e de aprendizagem. Revista Investigar em Educação, N.º 6, 2.ª Série, 11-37.por
dc.identifier.issn2183-1793por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55491-
dc.description.abstractO artigo apresenta um estudo que procurou identificar as principais implicações do uso da gamification e o game-based learning como forma de promover a competitividade positiva em alunos de um curso profissional de Informática. Num cenário de jogo, foi desenhada uma narrativa composta por seis desafios diferentes (mas interligados), que pretenderam melhorar a experiencia de aprendizagem dos alunos, quer individualmente quer em grupo. Apoiados na observação direta e inquérito por entrevista do tipo focus group aos alunos, bem como dados automáticos por software logging à plataforma de partilha online, monitorizamos um grupo de 23 alunos durante o processo. Os dados obtidos permitem apontar para a validade pedagógica da integração do jogo e da gamification nos processos de ensino e aprendizagem. Os alunos jogaram, individualmente e em colaboração dentro dos grupos, até ao limite do tempo dos desafios, na busca da pontuação máxima, sem sinais aparentes de desinteresse.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGamificationpor
dc.subjectGame-based learningpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleGamification e game-based learning: estratégias eficazes para promover a competitividade positiva nos processos de ensino e de aprendizagempor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionThe original publication is available at http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/issue/view/9/showTocpor
oaire.citationStartPage11por
oaire.citationEndPage37por
oaire.citationIssue6por
oaire.citationVolume2.ª Sériepor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalInvestigar em Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017_Revista_Investigar_em_Educacao_Barradas&Lencastre.pdf1,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID