Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55419

TítuloEm busca de evidências sobre a situacionalidade docente em TIC: uma revisão sistemática da literatura
Autor(es)Maneira, Simone
Gomes, Maria João
Palavras-chaveSituacionalidade docente em TIC
TPACK
Formação continuada
Formação contínua
Data2017
EditoraPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
CitaçãoManeira, S. & Gomes, M. J. (2017). Em busca de evidências sobre a situacionalidade docente em TIC: uma revisão sistemática da literatura. In Anais do V Seminário Web Currículo: Educação e Cultura Digital (pp. 508-517). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Resumo(s)Este artigo representa parte de um estudo que visa validar a expressão “situacionalidade docente em Tecnologias da Informação e Comunicação” (TIC). Apresenta o histórico que conduziu a construção do conceito associado à referida expressão evidenciando, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), alguns dos pontos capazes de elucidar e validar este novo conceito que se quer apresentar ao campo das Ciências da Educação. Fundamentada em Paulo Freire (1979), a situacionalidade docente em TIC se concebe enquanto um conjunto de fatores que impactuam na ação, na reflexão e no compromisso dos professores diante do uso das TIC. A intencionalidade da publicação desta expressão traz em sua tessitura a consideração dos processos de formação continuada como espaços de diálogo e conscientização crítica do professor em relação à sua realidade docente em TIC.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55419
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SM_MJG_WebCurriculo_2017.pdf528,86 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID