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https://hdl.handle.net/1822/55417
Título: | Modelação em equações estruturais: uma abordagem estatística multivariada |
Autor(es): | Rodrigues, Jéssica Rocha |
Orientador(es): | Gonçalves, A. Manuela Faria, Susana |
Palavras-chave: | Análise de caminhos Análise fatorial Avaliação cognitiva Burnout Mediação Modelo com equações estruturais Mútua interferência trabalho-família Path analysis Factor analysis Cognitive appraisal Burnout syndrome Mediation Structural equation model Work-family conflicts |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Desde a década de 1970 que a investigação em saúde ocupacional tem vindo a destacar a mútua interferência Trabalho-Família como uma importante fonte de stresse. A dificuldade de conciliação da vida profissional com os papéis familiares tem demonstrado significativos efeitos negativos sobre a saúde emocional, mental e
física de um indivíduo.
Avaliar os mecanismos que podem explicar o aparecimento e desenvolvimento do stresse ocupacional torna-se essencial. Um desses mecanismos refere-se aos processos de avaliação cognitiva que indicam até que ponto uma dada situação de stresse é avaliada pelo próprio individuo e como esta avaliação influencia os níveis de conflito entre a vida familiar e a vida profissional.
Neste trabalho aplicam-se Modelos com Equações Estruturais a um conjunto de dados reais da área da Psicologia, tendo como principais objetivos avaliar se um modelo teórico estabelecido a priori se ajusta aos dados e testar se a autoavaliação cognitiva que educadores/professores portugueses fazem da sua atividade
profissional desempenha um papel mediador na relação entre a mútua interferência Trabalho-Família e a síndrome de Burnout.
Os resultados obtidos confirmam que o modelo teórico proposto se ajusta aos dados e que a avaliação cognitiva apenas desempenha um papel mediador na relação entre o Conflito Trabalho-Família e a síndrome de Burnout. Since the 1970’s occupational health research has been highlighting work-family conflicts as an important source of stress. The difficulty of reconciling professional and family roles has demonstrated significant negative effects on an individual’s emotional, mental, and physical health. Assessing the mechanisms that may explain the onset and development of occupational stress becomes essential. One of these mechanisms refers to cognitive appraisal that indicates the extent to which a given stress situation is assessed by the individual and how this assessment influences the levels of conflict between work and family life. In this work we apply Structural Equation Models to a set of real data from the domain of Psychology. The main objectives are to evaluate if a theoretical model established a priori fits the data and test if the cognitive self-evaluation that Portuguese teachers make of their professional activity plays a mediating role in the relationship between work-family conflicts and the Burnout syndrome. The results confirm that the proposed theoretical model fits the data and that cognitive self-evaluation only plays a mediating role in the relationship between Work-Family Conflict and Burnout. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estatística |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55417 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DMA - Dissertações de mestrado |
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