Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55388
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.editor | Gomes, Maria João | - |
dc.contributor.editor | Osório, António José | - |
dc.contributor.editor | Valente, Luís | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-24T14:33:19Z | - |
dc.date.available | 2018-07-24T14:33:19Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Gomes, M. J.; Osório, A. J.; & Valente, L. (organizadores). (2015). Challenges 2015: Meio século de TIC na educação – Half a century of ICT in Education – Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação. Braga: Centro de Competência TIC na Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-97374-3-3 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/55388 | - |
dc.description.abstract | “Meio século de TIC na educação / Half a century of ICT in Education” foi o mote definido para a IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015. Assumindo como marco de partida a emergência dos conceitos de hipertexto e de hiperfilme, termos que Theodor Nelson apadrinhou por volta de 1965, este lema permite também assinalar os 30 anos do projeto de referência para a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo educativo em Portugal: o MINERVA - Meios Informáticos No Ensino - Racionalização, Valorização e Atualização. Um projeto Português, um caso internacional de sucesso de inovação em educação com TIC e, sem dúvida, um período marcante na história das TIC no ensino não superior em Portugal, assegurou a aproximação entre as Escolas e as Universidades e proporcionou real cooperação e colaboração entre professores e investigadores de todos os níveis de ensino. Prosseguindo a linha de promoção, reflexão e divulgação das práticas de inovação e de aprendizagem com as TIC, orientadora de todas as conferências Challenges, a IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015 inspira-se no aniversário do MINERVA para refletir sobre a emergência de novos paradigmas educacionais, significativamente influenciados pelos desafios colocados pelas tecnologias digitais e em rede. Foi neste contexto que desafiámos educadores e investigadores a apresentar e a discutir o conhecimento que se tem construído sobre as TIC na educação, na procura de novas agendas de investigação, de intervenção e de interpelação do conhecimento. Este livro de atas é um testemunho da dinâmica da comunidade científica e profissional que investiga e intervém nesta área, reunindo 120 textos organizados de acordo com os seus três eixos habituais: (i) ambientes emergentes, (ii) avaliação digital e (iii) o digital e o currículo. No eixo “Ambientes emergentes” incluem-se os contributos que visam discutir as mais recentes inovações tecnológicas, procurando linhas de desenvolvimento futuro nas suas dimensões relacionadas com a educação e a formação. O eixo “Avaliação digital” reporta-se a diferentes dimensões de avaliação no âmbito das TIC na educação, sendo aqui consideradas as problemáticas, práticas e modelos de avaliação de software, serviços, interfaces, dispositivos, cursos e aprendizagens em ambientes digitais e online. No eixo “O digital e o currículo” articulam-se os contributos das questões da inovação curricular e pedagógica com as TIC, considerando não apenas os contextos curriculares formais, escolares e académicos, mas também os contextos não formais e informais de aprendizagem. Estas atas são também um testemunho concreto da resiliência dos professores e dos investigadores que, num contexto depressivo ao nível económico, social e de política de investigação, persistem na sua tarefa de refletir, sonhar e construir o futuro da educação. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | por |
dc.subject | TIC na educação | por |
dc.title | Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação / Half a century of ICT in education | por |
dc.type | conferenceProceedings | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 14 e 15 de maio.2015 | por |
sdum.event.title | IX Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação / Half a century of ICT in education | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga - Universidade do Minho | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação / Half a century of ICT in education | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
atas_challenges_ed1_01062015.pdf | 13,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons