Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55294

TítuloUma análise de conteúdo na imprensa: os valores-notícia e as redes sociais
Outro(s) título(s)A content analysis into the press: news values and social media
Autor(es)Sousa, Ana Filipa Rodrigues dos Santos
Orientador(es)Pinto, Manuel
Palavras-chaveImprensa
Jornalismo desportivo
Valores-notícia
Web 2.0
Redes sociais
Fontes de informação
Press
Sports journalism
News values
Social media
Sources
Data2018
Resumo(s)A imprensa ocupou durante anos o lugar de meio comunicação por excelência. No entanto, as tecnologias não param de evoluir e questionou-se mesmo a capacidade de subsistência do ‘jornalismo em papel’: primeiro com a rádio, depois a televisão e agora a Internet. A verdade é que estamos perante uma das mais substanciais revoluções de que há memória no mundo do jornalismo, a digital. Com a massificação da Web 2.0 e, sobretudo, das redes sociais, muito se tem falado sobre a grave crise que afeta a atividade. Alguns autores focam-se na perda da própria identidade profissional, com a diluição de certos pilares que sempre nortearam os desígnios do exercício da profissão. Apesar dos vários estudos, poucos são aqueles que se centram nas redes sociais em associação com a imprensa. Neste contexto, pretende-se neste Relatório apresentar e analisar uma experiência curricular de três meses no jornal A Bola e, a partir da mesma, aferir de que forma os meios impressos se estão a apropriar da utilização das redes sociais. Um ponto fundamental é relativo aos valores-notícia, no sentido em que se perspetiva perceber quais os mais recorrentes quando relacionados com as plataformas digitais. Desde cedo, a metáfora das “bad news is good news”, ou a prevalência do Inesperado/Surpresa, bem como as notícias sobre “Sua Majestade”, patentearam a própria interpretação do que é, ou não, notícia. Não obstante os níveis de subjetividade que se podem associar às investigações em Ciências Sociais, verifica-se a existência de diversos trabalhos, devidamente caraterizados, sobre a aplicação dos valores-notícia. Galtung e Ruge são um dos expoentes mais clássicos neste âmbito, mas já se procurava definir os acontecimentos suscetíveis de gerarem eco na imprensa antes deles. Mais recentemente, Harcup & O’Neill (2016) e Traquina (2005) contribuíram também com importantes desenvolvimentos nesta matéria. Por isso, e tendo como base a questão “Quais os valores-notícia mais recorrentes nas notícias impressas que apresentam as redes sociais como fontes de informação?”, procedeu-se a uma análise de conteúdo de 62 edições de jornais diários (um título especializado em desporto e um generalista), durante um período de um mês, com o objetivo de medir o impacto das plataformas digitais nas notícias publicadas. Será que se verifica, efetivamente, um recurso assíduo das redes sociais? Será que, quando utilizadas, representam fontes primárias ou secundárias? Quais os valores-notícia mais aplicados? Estas e outras perguntas lançam o mote para uma reflexão sobre a utilização das redes sociais em meios offline, perspetivando-se uma discussão coesa dos resultados obtidos, em articulação com a atual realidade do jornalismo. Independentemente das conclusões, é inegável que as redes sociais estão a impulsionar mudanças significativas nos hábitos diários dos jornalistas.
For years, the press has been the main centre of media for excellence. However, the technology is always evolving, and this scenario has exploited the substantial raise of doubts about the survival of the press, as we know it: first with the radio, then the television and now the Internet. The truth is that we are living one of the most drastic revolutions into journalism’s world, because of the constant digital improvements. With the proliferation of Web 2.0 and, above all, social media, much has been said about the serious crisis that affects the journalists’ activities. Despite the amount of the studies, few are those that focus on social media in association with the traditional press. In this context, and taking as a starting point a three-month internship experience in the newspaper A Bola, it is intended to understand how the print media are appropriating the use of social media in their news. Galtung and Ruge are undoubtedly one of the classic exponents in this area, but one has already tried to define the newsworthiness of the events that could be find in the press before them. More recently, Harcup & O'Neill (2016) and Traquina (2005) have also contributed with important developments in this regard. Therefore, based on the question “What are the most frequent news values in printed news that have social media as sources of information?”, a content analysis took place centred on 62 printed editions (one from a Sports newspaper, also from a general one), on a daily basis, during one month, with the purpose of measure the real impact of digital platforms on the news stories. Is there an effective use of social media as news sources? What are the most common? These and other questions set the tone for a reflection on the use of social media networks into offline media, aiming a cohesive articulation between the results obtained with the current reality of journalism. Regardless of the conclusions, it is undeniable that social media are driving changes in journalist’s daily habits.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo - ramo profissionalizante)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55294
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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