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dc.contributor.authorMartins, Claudiapor
dc.contributor.authorCerqueira, Carla Preciosa Bragapor
dc.date.accessioned2018-06-26T09:43:28Z-
dc.date.available2018-06-26T09:43:28Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn1646-4974por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55146-
dc.description.abstractO mundo do jornalismo de desporto tem sido visto como predominante e tradicionalmente masculino, paradigma que permanece (Strong, 2007), em que as jornalistas são consideradas outsiders pelo facto de serem mulheres e insiders pela sua adesão às normas e valores da cultura profissional (Hardin & Shain, 2006: 1). Apesar de o jornalismo em Portugal receber a entrada de mais mulheres do que homens, podendo falar-se de uma feminização da profissão (Subtil, 2000; Fernandes, 2008), este panorama não se verifica no caso do desporto, em que as mulheres enquanto profissionais continuam a surgir em número reduzido. Paralelamente, a sua presença nas hierarquias das empresas mediáticas nacionais, concretamente nos setores dedicados à temática desportiva, continua a ser rara (Subtil, 2009). Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo focado nas/nos jornalistas que trabalham nas editorias/secções de desporto portuguesas. Através de um questionário aplicado a 19 órgãos de comunicação social nacionais (i.e., agência, imprensa, rádio, televisão e online) verificamos a persistência de um desequilíbrio de género, pois as jornalistas continuam a ser minoritárias – 15% – e possuem pouco poder na estrutura das redações jornalísticas dedicadas à temática desportiva – 16% –.por
dc.description.abstractSports journalism has been traditionally seen as a masculine ocupation. This is still a remaining paradigm (Strong, 2007). Women who work in this professional area are considered outsiders, precisely for being women. However, as professionals, they are insiders because they tend to embody rules and values of the main professional culture (Hardin & Shain, 2006). There are more women than man entering into portuguese journalism which points to a feminization of the profession (Fernandes, 2008). Despite that, this scenario is not visible when we discuss sports journalism, in which women as professionals are still outnumbered. At the same time, their presence at the top management or editorial coordination in national media companies, specifically in sports sections, remains rare (Subtil, 2009). In this article we present the results of a focused study about journalists who work at media sports departments in Portugal, data collected using an inquiry applied to 19 national media companies (news agency, written press, radio, television and digital). We conclude that a gender asymmetry persists, as women remain a minority – 15% –, and possess few power positions in the composition of media structures – 16% –.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Beira Interior. Labcom.IFPpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBPD%2F86198%2F2012/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectRedaçõespor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectDesportopor
dc.subjectDes/igualdades de géneropor
dc.subjectJournalismpor
dc.subjectNewsroomspor
dc.subjectWomenpor
dc.subjectSportpor
dc.subjectGender equality/inequalitypor
dc.titleAs jornalistas de desporto em Portugal: minoritárias e com pouco poderpor
dc.title.alternativeWomen sports journalists in Portugal: a minority with few powerpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/116por
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage17por
oaire.citationIssue26por
oaire.citationVolume1por
dc.identifier.doi10.20287/ec.n26.v1.a01por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalEstudos em Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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