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https://hdl.handle.net/1822/54845
Título: | Avaliação de impacto: um estudo de caso exploratório numa empresa de formação |
Outro(s) título(s): | Impact assessment: a case study of exploration in a professional formacion company |
Autor(es): | Silva, Pâmela Porfiro da |
Orientador(es): | Rocha, M. Custódia J. |
Palavras-chave: | Avaliação Formação Avaliação de satisfação Avaliação de impacto Evaluation Training Satisfaction assessment Impact assessment |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | Numa sociedade em constante mutação e evolução é importante apostar em novas
experiências, saberes, conhecimentos e competências para que seja possível acompanhar o
progresso da mesma e melhorar a performance profissional e promover o desenvolvimento
pessoal e social. Desta forma, para que os indivíduos sejam bem preparados, as empresas e
organizações devem disponibilizar e construir sistemas e processos formativos adequados às
necessidades e interesses dos formandos e do mercado de trabalho. Neste sentido, é significativo
perceber como os formandos percecionam e vivenciam o período pós-formação em termos
pessoais, sociais e profissionais.
A avaliação de satisfação e a avaliação de impacto são das últimas etapas do ciclo da
formação profissional, mas nunca menos importantes. Pois, a avaliação de satisfação proporciona
a apreciação global da formação que possibilita a informação aos intervenientes acerca dos pontos
de sucesso e a introdução de melhorias nos eixos mais sensíveis. A avaliação de impacto, por sua
vez, permite verificar se os objetivos individuais ou coletivos foram atingidos, quais os efeitos
causados pela realização da formação, como por exemplo, obter um emprego ou melhorar/evoluir
a cultura da empresa.
Desta forma, o presente estudo procurou verificar o nível de satisfação dos formandos
relativamente a uma formação, assim como o impacto/efeitos da mesma. Para a recolha de dados
foram realizados 30 inquéritos, aplicados aos formandos, e 4 entrevistas, à coordenadora, a um
formador e a dois formandos. De referir que o resultado foi bastante positivo, salientando que a
formação é uma mais valia tanto a nível profissional como a nível pessoal. In a society that is constantly changing and evolving, for one to improve professional performance while promoting personal and social development, it is critical to comprehend new information and invest in new experiences and skills. Thus, for individuals to be thoroughly prepared, the systems and training processes built within varying companies and organisations must be specifically tailored to the needs and interests of both their trainees as well as their designated market. In this sense, it is significant to understand how the post graduates perceive the experience post the training period in professional, social and personal terms. Despite being the final stages in the vocational training cycle, the Satisfaction and impact assessment are still of important use. The satisfaction assessment provides global appreciation of the training itself and allows for each participant to be informed of its success points as well as the introduction of improvements in the most sensitive axes. In contrast, the impact assessment makes it possible to verify whether the individual or collective objectives were achieved, as well as assessing the further impacts the training may have had in terms of obtaining a work placement or developing the companies culture in any manner. Thus, the purpose of the study is to verify the level of satisfaction the trainees have in relation to a formation, as well as evaluating the impacts it had. In terms of the primary data collection, thirty surveys were issued to the trainees, as well as a further 4 interviews with a coordinator, two trainees and a trainer. It should be noted that the result was relatively positive, emphasising the importance of the training program as well as its ability to become both a professional and personal asset. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/54845 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Pamela Porfiro da Silva.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |