Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/54775

TitleIndicadores de desempenho para a gestão de projetos de sistemas de informação
Other titlesPerformance indicators for information systems projects management
Author(s)Costa, Joana Filipa Peixoto da
Advisor(s)Varajão, João
KeywordsSistemas de informação
Projetos
Gestão de projetos
Sucesso
Critérios
Avaliação do sucesso
Avaliação do desempenho
Medição do desempenho
Indicadores
PIs
KPIs
Information systems
Projects
Project management
Success
Criteria
Success evaluation
Performance evaluation
Performance measurement
Indicators
Issue date2018
Abstract(s)Com o aumento da concorrência e da exigência por parte dos clientes, as empresas são obrigadas a fazer uma boa gestão dos seus recursos, o que leva à necessidade de utilização de ferramentas de gestão de projetos para melhorar os resultados das suas iniciativas. A gestão de projetos é uma área cuja importância tem crescido de forma significativa, isto porque é a qualidade da gestão que irá muitas vezes determinar se um projeto terá ou não sucesso. Podemos afirmar que o sucesso é um dos principais objetivos da gestão de projetos, sendo este algo mais complexo de aferir do que apenas considerar o cumprimento de critérios relacionados com o tempo, o custo e a qualidade. A avaliação do desempenho de um projeto deve sempre ter em atenção as definições de sucesso do projeto, de sucesso da gestão de projetos e de sucesso do produto. Para devidamente medir, avaliar e acompanhar o desempenho é necessária a definição rigorosa de indicadores de desempenho. Os performance indicators (PIs) são um conjunto de indicadores que permitem medir e avaliar o nível de desempenho da organização e dos projetos. Os key performance indicators (KPIs) são um subconjunto de PIs de particular importância. Este trabalho visa identificar os indicadores de desempenho relevantes no contexto da gestão de projetos, muito particularmente no contexto dos projetos de sistemas de informação (SI). Para o desenvolvimento do presente trabalho foi escolhida a metodologia Design Science Research (DSR). Com base numa revisão de literatura sistemática, foi criada uma base de dados de indicadores relevantes no contexto da gestão de projetos de SI. Esses indicadores foram categorizados, descritos e posteriormente avaliados. O principal resultado obtido é um catálogo de indicadores que constitui um referencial para ser utilizado na gestão de projetos de sistemas de informação.
With the highly competitive markets and customer demands, it is essential for companies to make good management of their resources. The use of project management tools improves results and helps companies manage their resources. Project management is an area whose importance has been growing significantly. Usually the quality of the management determines if the project will have success or not. Success is one of the main objectives of project management, and it is more complex to measure that just considering the fulfilment of criteria like time, cost, and quality. The evaluation of the project performance should consider the definition of project success, project management success and product success. To evaluate, measure and monitor the performance it is necessary to define performance indicators (PI). The PIs are a set of indicators that allow the evaluation and measurement of the performance level of a project and an organization. The key performance indicators (KPIs) are a subset of PIs with particular relevance. This dissertation has the objective of identifying which performance indicators are relevant for the information systems project management. The Design Science Research (DSR) is the methodology chosen to develop this research. Based on a literature review a database with relevant indicators was created. These indicators have been categorized, described, and evaluated. The main result of the present dissertation is a catalogue of indicators to be used in any IS project management.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação
URIhttp://hdl.handle.net/1822/54775
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_a70139_Joana+Costa.pdf1,75 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID