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https://hdl.handle.net/1822/54723
Título: | O papel das redes sociais no processo de recrutamento de uma organização científica: o caso do Facebook do INESC TEC |
Autor(es): | Fernandes, Paula Cristina Pereira |
Orientador(es): | Pinheiro, Miguel Nuno Linhares |
Palavras-chave: | Comunicação de ciência Redes sociais Recrutamento Science communication Social networks Recruitment |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | A comunicação de ciência, aliada à transferência de ciência e tecnologia para
a sociedade, é um ponto que tem cada vez mais impacto nas comunidades.
As instituições científicas, como é o caso do INESC TEC, precisam de dar a
conhecer a sua atividade e saber comunicá-la de forma eficaz aos seus públicos-
alvo, para conseguirem potenciar o reconhecimento da marca, com vista a
um recrutamento futuro. Sendo que as redes sociais se têm vindo a tornar veículos
ideais para a comunicação das marcas, a utilização do Facebook torna-se
uma mais-valia para o INESC TEC. Neste estudo procura-se perceber, com
base em correlações de Pearson, qual o grau de associação existente entre
a atividade da página de Facebook e o reconhecimento que esta atividade
pode gerar nas suas comunidades, bem como a associação entre o reconhecimento
e o recrutamento, de maneira a perceber de que forma é que se pode
influenciar uma das variáveis, para que se alcance o máximo partido da outra.
Apesar dos valores das correlações apresentarem valores relativamente
baixos, é de referir que o impacto que têm é revelador da sua importância
em termos de orientações para a presença do INESC TEC no Facebook, com
vista a potenciar da melhor forma a sua atividade na página, com vista a
maximizar o número de candidatos às suas vagas. Com isto, é de realçar que
estes valores representam uma noção indicativa do padrão de participação
dos concursos de vagas em aberto para recrutamento, como consequência do
esforço continuado e agregado da equipa que gere e mantém a atividade de
uma marca no Facebook, apresentando-se como diretrizes para a gestão de
uma página de Facebook com elevada relevância para o seu sucesso. Science communication together with the transfer of science and technology to society, has a growing impact on communities. Scientific institutions, such as INESC TEC, need to publicize their activity and be able to communicate it effectively to their target audiences, in order to promote brand recognition and powering future recruitment. As social networks become ideal vehicles for brand communication, the use of Facebook builds an asset to INESC TEC. In this study, we employ Pearson correlations to understand the degree of association between the activity of the Facebook page, and the recognition that this activity may generate in its communities. Moreover, we also consider the association between recognition and recruitment, understanding how the former impacts the latter, and vice-versa, in order to achieve the maximum correlation. Although the values of the correlations are relatively low, it is worth mentioning that their impact reveals their significance in terms of the guidelines for the presence of INESC TEC in Facebook, optimizing the page activity, in order to maximize the number of candidates for the available vacancies. It should be noted that such values represent a forecast of the participation pattern in response to open positions in each recruitment stage, but also, as a consequence of the continued and aggregated effort from the management team of INESC TEC’s Facebook page. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/54723 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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