Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54188

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaciel, Marinapor
dc.contributor.authorNobre, Alexandrapor
dc.contributor.authorAlmeida Aguiar, Cristinapor
dc.contributor.authorForjaz, Maria Antóniapor
dc.contributor.authorLobo, Dianapor
dc.contributor.authorAlmeida, M. J.por
dc.date.accessioned2018-04-10T15:44:27Z-
dc.date.available2018-04-10T15:44:27Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/54188-
dc.description.abstractNas últimas duas décadas a ciência produziu resultados relevantes para a saúde, sobrevivência e estilo de vida. Em muitos casos, o ritmo da mudança científica foi além do que o público pode acompanhar, compreender ou aceitar, deixando espaço para a desconfiança e medo dos avanços científicos, e tornando cada vez mais difícil encontrar fontes de informação fidedignas. A comunicação de ciência, enquanto disciplina mediadora de conhecimento surge, assim, como uma atividade cada vez mais necessária. Se, por vezes, é uma tarefa “extra” dos cientistas-investigadores mais tradicionais, nos últimos anos, temos assistido ao aparecimento da comunicação de ciência como ocupação profissional a tempo inteiro. Os objetivos de um comunicador de ciência, e da própria comunicação de ciência, vão desde a partilha de conceitos à total apropriação da ciência pela sociedade, passando pela busca de apoio público para a atividade científica. Os meios para atingir esses objetivos são muito diversos e traduzem-se em formatos variados, como exposições, comunicação através dos media, projetos multimédia, semanas abertas, etc. No entanto, muitas vezes, o impacto das ações realizadas no público-alvo não é aferido, tornando difícil identificar os casos de sucesso. Neste trabalho, quisemos saber que perceção têm as pessoas da ciência e da área que se dedica à sua comunicação. Será esta interação entre ciência e público, promovida pela comunicação de ciência, uma necessidade sentida pelas pessoas? Quais são as áreas da ciência que mais interessam? Será a mensagem realmente transmitida? A adaptação do discurso e as metodologias utilizadas são eficazes? Para conhecer a opinião pública local, saímos à rua e fomos falar com as pessoas.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherSciCom Pt (Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação de Ciênciapor
dc.subjectMediapor
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectPúblicospor
dc.titleDa rua para o jornal: envolver a comunidade local nas estratégias de comunicação de ciênciapor
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://scicom.up.pt/resumos/SciComPT2014_Livro_de_Resumos_V1.1.pdfpor
oaire.citationConferenceDate3 Jun. a 4 Jun. 2014por
sdum.event.titleSciCom PT 2014 - Comunicação de Ciência para o Desenvolvimentopor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage80por
oaire.citationEndPage80por
oaire.citationConferencePlacePorto, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationSciCom PT 2014 - Livro de resumospor
Aparece nas coleções:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
livro de resumos.pdf2,14 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID