Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53952

TítuloA inclusão social através do ensino das Ciências: um estudo centrado nos currículos brasileiro e português
Autor(es)Amestoy, Micheli Bordoli
Leite, Laurinda
Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant de
Palavras-chavePolíticas educacionais
Organização curricular
Ensino de Ciências
Inclusão social
Educational policies
Curriculum organization
Science teaching
Social inclusion
Data2017
EditoraUniversidade Católica Portuguesa. Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano
CitaçãoAmestoy, M. B., Leite, L., & Tolentino-Neto, L. C. B. (2017). A inclusão social através do ensino das Ciências: Um estudo centrado nos currículos brasileiro e português. In J. Machado (Coord.), Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do II Seminário Internacional (pp. 708-727). Porto: Universidade Católica Portuguesa.
Resumo(s)A Educação em Ciências pode favorecer a inclusão social se almejar a promoção da literacia científica que é considerada, por diversos autores, como a grande finalidade da educação em Ciências para todos. A Literacia Científica tem a ver com um conjunto variado de competências que começam a se desenvolver na escola e que são relevantes ao longo da vida do estudante. Este trabalho tem como objetivo averiguar em que medida os currículos brasileiro e português apresentam possibilidades de promover a inclusão social por meio do ensino das Ciências. Para isso realizou-se uma análise de conteúdo em documentos oficiais dos dois países na qual, percebeu-se, estrutura curricular e objetivos diferentes. O ensino secundário brasileiro tem como uma de suas finalidades compreender os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina. Já o ensino secundário português, é um ensino onde os alunos têm que escolher uma área do conhecimento para a qual desejam se inscrever. Desta forma, parte dos alunos deixa de estudar ciências e de desenvolver a sua literacia científica na escola, o que pode reduzir a possibilidade de sua inclusão social através das ciências.
Science education can foster social inclusion if it is organized in such a way as to promote scientific literacy, which many authors acknowledge as being the main purpose of teaching Science to all children. Scientific Literacy has to do with a varied set of competences that begin to develop in school and that are relevant throughout students’ life span. This paper aims at finding out to what extent the Brazilian and the Portuguese curricula promote social inclusion through science teaching. To attain this objective, the official curriculum documents of the two countries were content analysed. It showed that there are differences between the two countries with regard to the curricula structure and the objectives of the documents. On one hand, one of the main purposes of Brazilian secondary education is to lead students to understand the scientific and technological fundamentals of productive processes, by relating theory and practice when teaching each discipline. On the other hand, Portuguese students before entering secondary education, have to choose an area of knowledge in which they wish to enroll. Hence, some students fail to study secondary school science and to develop their scientific literacy in the secondary school. This may reduce the possibility of their inclusion through science.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53952
ISBN978-989-99486-8-6
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A inclusão social através do ensino das Ciências.pdf349,47 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID