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TítuloTeoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: da idade escolar até à idade adulta
Outro(s) título(s)Theory of mind throughout the regulatory development: from school age to adulthood
Autor(es)Martins, C.
Barreto, Ana Luísa
Castiajo, Paula Maria Santos
Palavras-chaveTheory of mind
School age
Adolescence
Adulthood
Assessment
Teoria da mente
Idade escolar
Adolescência
Idade adulta
Avaliação
DataDez-2013
EditoraInstituto Superior de Psicologia Aplicada
RevistaAnálise Psicológica
Resumo(s)A teoria da mente, enquanto marco do desenvolvimento sócio-cognitivo normativo emergente em idade pré-escolar, define-se como a capacidade para compreender e atribuir estados mentais – desejos, cognições, crenças e emoções – a si e aos outros, o que, por seu turno, permite a previsão e interpretação do comportamento dos outros (Astington & Barriault, 2001). Mas como se carateriza a teoria da mente no âmbito do desenvolvimento normativo ao longo do ciclo vital? E como se avalia? O presente artigo pretende responder a ambas as questões através de uma revisão teórica deste constructo no âmbito do desenvolvimento normativo em idade escolar, adolescência e idade adulta e uma síntese das principais metodologias desenvolvidas para a sua avaliação.
Theory of mind, as a sociocognitive developmental milestone emerging in the preschool years, is defined as the ability to understand and attribute mental states - desires, cognitions, beliefs and emotions - to oneself and to others, which allows for the prediction and interpretation of others' behavior (Astington & Barriault, 2001). But how is theory of mind characterized, in normative development, across the lifespan? And how is it assessed? The present paper aims to answer both of these questions through a theoretical revision of this construct in the context of the normative development during school age, adolescence and adulth ood, and a synthesis of the main methodologies developed for its assessment.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53910
DOI10.14417/ap.590
ISSN0870-8231
e-ISSN1646-6020
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Martins, Barreto, & Castiajo (2014).pdf
Acesso restrito!
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