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TítuloMaternal verbal scaffolding within a narrative elicitation task in children of preschool age
Outro(s) título(s)Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar
Autor(es)Carvalho, Joana
Martins, C.
Martins, Eva Costa
Osório, Ana Alexandra Caldas
Carvalho, Maria João
Soares, Isabel
Palavras-chaveNarrative
Picture book
Preschool age
Scaffolding
Idade pré-escolar
Livro de imagens
Narrativa
Scaffolding
Data2012
EditoraInstituto Superior de Psicologia Aplicada
RevistaAnálise Psicológica
Resumo(s)Scaffolding has been mostly studied during problem solving tasks. Research in the context of narrative elicitation is still scarce. The present investigation analyzes maternal verbal scaffolding aimed at promoting preschoolers' narrative construction using a picture book. The narratives of 41 four-year-olds (58.5% boys) and their mothers' were videotaped, transcribed and analyzed according to the Coding System of Verbal Behaviors that Promote Preschoolers' Narratives. Mothers used different verbal behaviors to promote and support their children's narrative construction. Specifically, mothers direct children's attention and interest to the book; use specific questions to orient children's discourse; make use of examples and confirmation requests; and provide open and closed questions with encouragements in order to promote children's discourse. Similar values of intrusiveness, sensitivity and change levels were found. These results suggest that mothers tend to participate as co-authors or principal narrators in order to support children's narrative construction.
O scaffolding tem sido estudado no âmbito de tarefas de resolução de problemas, sendo escassas as investigações em contexto de elicitação narrativa. Este trabalho analisa o scaffolding verbal materno na promoção da construção narrativa de crianças em idade pré-escolar, através da utilização de um livro de imagens. As narrativas de 41 crianças (58.5% rapazes) de 4 anos foram vídeo-gravadas, transcritas e analisadas segundo a Grelha de Cotação de Comportamentos Verbais Promotores da Narrativa nas Crianças em Idade Pré-escolar. Verificou-se que as mães dirigem a atenção e o interesse da criança para o livro, utilizam questões específicas para direcionar o discurso da criança, recorrem a exemplos e solicitam a comprovação da criança e utilizam questões com incentivos de forma a promover o seu discurso. Relativamente ao modo como orientam a narrativa dos seus filhos, registaram-se valores semelhantes ao nível da intrusividade, sensibilidade e mudança. Os resultados sugerem que a mãe tende a desempenhar a função de coautora ou mesmo de narradora principal como forma de auxiliar a criança na construção da narrativa.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53851
DOI10.14417/ap.598
ISSN0870-8231
Versão da editorahttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/598
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

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