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https://hdl.handle.net/1822/53850
Título: | E quando o estranho é o professor? estratégia identitária de docentes homossexuais no ambiente de trabalho |
Outro(s) título(s): | And when the stranger is the teacher? identity strategy of homosexual teachers in the workplace |
Autor(es): | Santana, Déborah Alves de |
Orientador(es): | Felizes, Joel |
Palavras-chave: | Gestão da identidade Estigma Identidade sexual Docentes Contexto escolar Identity management Stigma Sexual identity Teachers School context |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | As discussões sobre a temática da sexualidade têm conquistado cada vez mais espaço nos
campos social e político, nos meios de comunicação e na educação. Porém, no contexto
escolar a sexualidade tem sido pouco discutida. Podemos dizer que a forma como a escola
tem debatido as diferentes formas de manifestação da sexualidade, ou a afirmação das
identidades de género, tem sido insuficiente.
Desta maneira, a presente pesquisa procurou analisar a forma como os docentes
homossexuais gerem a sua identidade nas interações que mantêm no seu ambiente de
trabalho. Com isso, será considerado o ambiente escolar como mediador das relações
entre os sujeitos, observando as inquietações relacionadas às dificuldades que alguns
docentes apresentam no exercício da docência, em função de uma identidade sexual não
normativa.
A pesquisa adota uma metodologia de cariz eminentemente qualitativo, recorrendo
nomeadamente a treze entrevistas junto de professores do Ensino Fundamental (6º ao 9º
ano de escolaridade) em Vitória da Conquista (Bahia, Brasil), porque considerou-se que
traria vantagens no que tange ao aprofundamento sobre o tema em estudo. Enfim, este
trabalho procura apontar caminhos que contribuam para a um melhor e mais detalhado
conhecimento sobre o tema da homossexualidade. Discussions on the topic of sexuality have become increasingly prominent in the social and political fields, in the media and in education. However, in the school context sexuality has received little attention. We can therefore say that the way the school has debated the different ways sexuality expresses itself, or the affirmation of gender identities, has been insufficient. This research tries to analyze how homosexual teachers manage their identity in the interactions they maintain in their work environment. Thus, the school environment will be considered as mediator of the relations between the subjects, observing the concerns related to the difficulties that some teachers have in their profession, due to a nonnormative sexual identity. The research adopts an eminently qualitative methodology, resorting in particular to thirteen interviews with middle school teachers (students from the age of about eleven to fifteen) in Vitória da Conquista (Bahia, Brazil), because it was considered that it would bring advantages in relation to the deepening on the subject under study. Finally, this work seeks to point out ways that contribute to a better and more detailed knowledge on the subject of homosexuality. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Desenvolvimento e Políticas Sociais) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53850 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CICS-UMINHO - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Déborah Alves de Santana.pdf Acesso restrito! | 1,95 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |