Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53770
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Batista, José | por |
dc.contributor.author | Meleiro, Gina | por |
dc.contributor.author | Cerqueira, Gracinda | por |
dc.contributor.author | Peixoto, Dores | por |
dc.contributor.author | Baía, Isabel | por |
dc.contributor.author | Almeida Aguiar, Cristina | por |
dc.contributor.author | Forjaz, Maria Antónia | por |
dc.contributor.author | Almeida, M. J. | por |
dc.contributor.author | Marina Maciel | por |
dc.contributor.author | Nobre, A. | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-29T17:40:45Z | - |
dc.date.available | 2018-03-29T17:40:45Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/53770 | - |
dc.description.abstract | A Escola Secundária Carlos Amarante (ESCA) em Braga, sede de um mega-agrupamento com 3500 alunos que engloba todos os níveis de ensino regular e recorrente, possui perto de dois mil alunos do ensino básico/ secundário e duas centenas de professores. Como em qualquer escola, tem alunos com vontade de aprender e outros a quem estratégias que promovam a motivação e facilitem a aprendizagem farão toda a diferença. Homo numericus (Hn) é um projecto do grupo STOL já apresentado no SciCom 14 e consiste num conjunto de materiais manipuláveis associados a oito cartazes infográficos de cariz multidisciplinar, que abordam aspectos do corpo humano e da relação do Homem com o ambiente, utilizando os números como mote. Hn tem sido alvo de crescimento, desde a sua génese há menos de dois anos e, neste período, já esteve patente em diversas festivais de Ciência e instituições, entre bibliotecas públicas e escolas de diversos níveis de ensino, sendo sempre evidente a enorme curiosidade e o entusiasmo que desperta no público visitante (desde crianças a adultos). Foi com o objectivo de motivar os alunos que o grupo de professores de biologia e geologia e a biblioteca da ESCA requisitaram a exposição Hn durante 5 semanas (Out-Nov 2014) e a expuseram num local de fácil acesso, o corredor da biblioteca. Para optimizar a acção foram desenhadas estratégias de operacionalização e de avaliação dos resultados. No primeiro caso, para além da visita individual por qualquer elemento da comunidade escolar (ou extra-escola como ocorreu devido à divulgação na imprensa local), foi garantida a visita a pelo menos um terço dos alunos cobrindo todos os níveis de ensino, com o acompanhamento de um professor (da área de ciências ou outra), no âmbito de uma aula. As presenças por grupo ultrapassaram as 800 visitas suplantando o objectivo inicial. Quanto à estratégia de avaliação, foi composta por: (i) inquérito, após visita, aplicado aleatoriamente a uma turma de cada ano de escolaridade, correspondendo a cerca de 9% dos alunos de cursos diurnos e mais de 20% dos alunos com visita acompanhada, (ii) análise dos comentários depositados numa caixa deixada para o efeito no local da exposição, (iii) registo escrito da opinião dos professores visitantes e (iv) registo fotográfico e acompanhamento constante por parte das funcionárias da biblioteca. Nesta comunicação serão apresentados a análise crítica e os resultados da avaliação da acção. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Homem | por |
dc.subject | Comunicação de Ciência | por |
dc.subject | Exposições | por |
dc.subject | Ciência e Arte | por |
dc.subject | Educação não formal | por |
dc.title | Homo numericus – O ovo de Colombo e o outro lado do biombo | por |
dc.type | conferencePoster | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 28 Mai. - 30 Mai. | por |
sdum.event.title | SciCom PT 2015 - 3º Congresso de Comunicação de Ciência | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationConferencePlace | Lagos | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Artes | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
Aparece nas coleções: | DBio - Comunicações/Communications in Congresses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
P64 Homo numericus ANobre.pdf | 8,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |