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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatista, Josépor
dc.contributor.authorMeleiro, Ginapor
dc.contributor.authorCerqueira, Gracindapor
dc.contributor.authorPeixoto, Dorespor
dc.contributor.authorBaía, Isabelpor
dc.contributor.authorAlmeida Aguiar, Cristinapor
dc.contributor.authorForjaz, Maria Antóniapor
dc.contributor.authorAlmeida, M. J.por
dc.contributor.authorMarina Macielpor
dc.contributor.authorNobre, A.por
dc.date.accessioned2018-03-29T17:40:45Z-
dc.date.available2018-03-29T17:40:45Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53770-
dc.description.abstractA Escola Secundária Carlos Amarante (ESCA) em Braga, sede de um mega-agrupamento com 3500 alunos que engloba todos os níveis de ensino regular e recorrente, possui perto de dois mil alunos do ensino básico/ secundário e duas centenas de professores. Como em qualquer escola, tem alunos com vontade de aprender e outros a quem estratégias que promovam a motivação e facilitem a aprendizagem farão toda a diferença. Homo numericus (Hn) é um projecto do grupo STOL já apresentado no SciCom 14 e consiste num conjunto de materiais manipuláveis associados a oito cartazes infográficos de cariz multidisciplinar, que abordam aspectos do corpo humano e da relação do Homem com o ambiente, utilizando os números como mote. Hn tem sido alvo de crescimento, desde a sua génese há menos de dois anos e, neste período, já esteve patente em diversas festivais de Ciência e instituições, entre bibliotecas públicas e escolas de diversos níveis de ensino, sendo sempre evidente a enorme curiosidade e o entusiasmo que desperta no público visitante (desde crianças a adultos). Foi com o objectivo de motivar os alunos que o grupo de professores de biologia e geologia e a biblioteca da ESCA requisitaram a exposição Hn durante 5 semanas (Out-Nov 2014) e a expuseram num local de fácil acesso, o corredor da biblioteca. Para optimizar a acção foram desenhadas estratégias de operacionalização e de avaliação dos resultados. No primeiro caso, para além da visita individual por qualquer elemento da comunidade escolar (ou extra-escola como ocorreu devido à divulgação na imprensa local), foi garantida a visita a pelo menos um terço dos alunos cobrindo todos os níveis de ensino, com o acompanhamento de um professor (da área de ciências ou outra), no âmbito de uma aula. As presenças por grupo ultrapassaram as 800 visitas suplantando o objectivo inicial. Quanto à estratégia de avaliação, foi composta por: (i) inquérito, após visita, aplicado aleatoriamente a uma turma de cada ano de escolaridade, correspondendo a cerca de 9% dos alunos de cursos diurnos e mais de 20% dos alunos com visita acompanhada, (ii) análise dos comentários depositados numa caixa deixada para o efeito no local da exposição, (iii) registo escrito da opinião dos professores visitantes e (iv) registo fotográfico e acompanhamento constante por parte das funcionárias da biblioteca. Nesta comunicação serão apresentados a análise crítica e os resultados da avaliação da acção.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectHomempor
dc.subjectComunicação de Ciênciapor
dc.subjectExposiçõespor
dc.subjectCiência e Artepor
dc.subjectEducação não formalpor
dc.titleHomo numericus – O ovo de Colombo e o outro lado do biombopor
dc.typeconferencePosterpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate28 Mai. - 30 Mai.por
sdum.event.titleSciCom PT 2015 - 3º Congresso de Comunicação de Ciênciapor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationConferencePlaceLagospor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
Aparece nas coleções:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

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