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https://hdl.handle.net/1822/53712
Title: | Os eventos como fator de atração de uma cidade: estudo de impacto junto dos alunos Erasmus do Porto |
Other titles: | Events as a attraction factor for a city: impact study with the Erasmus students of Porto |
Author(s): | Rocha, António Pedro Pereira |
Advisor(s): | Duarte Melo, Ana Guilhermina Seixas |
Keywords: | Marca territorial Eventos Porto Erasmus City branding City marketing Events |
Issue date: | 2017 |
Abstract(s): | A experiência de estágio na empresa municipal PortoLazer, que organiza e promove eventos na
cidade do Porto, foi o ponto de partida para a elaboração deste relatório em que se tenta perceber qual
o impacto dos eventos na imagem e atratividade de uma cidade.
De forma a cumprir esse propósito, são abordados, de forma teórica, os conceitos de marca
territorial e de eventos. Uma marca territorial forte constrói-se, entre muitos outros contributos, também
pela organização de eventos marcantes e de sucesso, ajudando uma cidade a destacar-se e consequentemente
a atrair turistas, investimento e habitantes.
Os alunos Erasmus do Porto têm especial destaque neste relatório, em que se pretende determinar
até que ponto os eventos da cidade chegam a estes estudantes e qual é a avaliação que os
mesmos fazem da oferta disponível.
Foram realizados um inquérito e uma entrevista de forma a tentar medir a importância e qualidade
dos eventos da cidade e classificar a comunicação dos mesmos.
Espera-se que os resultados deste relatório ajudem num maior conhecimento da influência dos
eventos nas cidades e em especial no impacto que os eventos da cidade do Porto têm nos alunos Erasmus. The internship experience at the municipal company PortoLazer, that organizes and promotes events in the city of Porto, was the starting point for the creation of this report in which we aim to understand the impact of events on the image and attractiveness of a city. In order to fulfill this purpose, the concepts of place branding and events are approached in a theoretical way. A strong place brand is built, amongst many other contributions, through the organization of remarkable and successful events, helping a city to stand out and consequently attract tourists, investment and inhabitants. The Erasmus Students of Porto have a special emphasis in this report in which it is tried to determine to what extent the events of the city reach these students and what is their evaluation of the available offer. A survey and an interview were conducted in an attempt to measure the importance and quality of the city’s events and rate their communication. Hopefully the results of this report will contribute to a better understanding of the influence of events in cities and in particular the impact that the events of Porto have on Erasmus students. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53712 |
Access: | Restricted access (UMinho) |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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