Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53193
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Solé, Glória | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-22T11:14:59Z | - |
dc.date.available | 2018-03-22T11:14:59Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Solé, G. (2015). A compreensão do tempo e do tempo histórico pelas crianças: um estudo de caso com alunos portugueses do 1º. CEB. In Joaquín Prats, Isabel Barca e Ramón Lopes Facal (Org.). Historia e Identidades Culturales (pp.95- 112). Braga: CIEd, Universidade do Minho. E-book. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-41-3 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/53193 | - |
dc.description.abstract | É consensual pelos investigadores em Educação histórica que a compreensão do tempo é crucial para a compreensão histórica. Contudo, a abordagem sobre o desenvolvimento da compreensão histórica e temporal pelas crianças foi nas últimas décadas uma área de investigação bastante controversa. Na primeira parte deste artigo apresenta-se uma breve revisão da investigação relacionada com o ensino de história que tende a evidenciar a relevância da importância da compreensão temporal e de conceitos de tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico nas crianças. Na segunda parte discutem-se alguns resultados de um estudo realizado no âmbito do meu projeto de doutoramento: “A História no 1.º ciclo do Ensino Básico: a concepção do tempo e a compreensão histórica das crianças e os contextos para o seu desenvolvimento”. O objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento de conceitos de tempo pelas crianças e a sua relação com a compreensão histórica, para uma nova abordagem do ensino de História a crianças no 1.º ciclo de escolaridade. É um estudo longitudinal realizado em duas turmas (1.º ano e 3.º ano) que foram acompanhadas ao longo de dois anos letivos, numa escola urbana de Braga (Portugal). Apresentam-se os resultados de entrevistas semi-estruturadas realizadas no início e no final dos anos letivos, associadas a uma tarefa de ordenação de imagens relacionadas com famílias de diversas épocas. Os dados sugerem um desenvolvimento de competências ao nível da ordenação cronológica e uma complexificação d o raciocínio temporal destes alunos ao longo dos dois anos do estudo, nomeadamente em relação às suas conceções sobre mudança. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Compreensão temporal | por |
dc.subject | Cronologia | por |
dc.subject | Mudança | por |
dc.subject | Consciência temporal e histórica | por |
dc.title | A compreensão do tempo e do tempo histórico pelas crianças: um estudo de caso com alunos portugueses do 1º. CEB | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/1822/41768 | por |
oaire.citationConferenceDate | 30 Mai. - 1 Jun. 2013 | por |
sdum.event.title | V Simpósio Internacional de Didática de las Ciências Socialesen el âmbito Ibero-Americano & Congresso Internacional das XIII Jornadas de Educação Histórica | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 95 | por |
oaire.citationEndPage | 112 | por |
oaire.citationConferencePlace | Barcelona, Espanha | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Historia e Identidades Culturales | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Glória Solé (2015)- História e Identidades Culturais.pdf | 10,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons