Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53193

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSolé, Glóriapor
dc.date.accessioned2018-03-22T11:14:59Z-
dc.date.available2018-03-22T11:14:59Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSolé, G. (2015). A compreensão do tempo e do tempo histórico pelas crianças: um estudo de caso com alunos portugueses do 1º. CEB. In Joaquín Prats, Isabel Barca e Ramón Lopes Facal (Org.). Historia e Identidades Culturales (pp.95- 112). Braga: CIEd, Universidade do Minho. E-book.por
dc.identifier.isbn978-989-8525-41-3por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53193-
dc.description.abstractÉ consensual pelos investigadores em Educação histórica que a compreensão do tempo é crucial para a compreensão histórica. Contudo, a abordagem sobre o desenvolvimento da compreensão histórica e temporal pelas crianças foi nas últimas décadas uma área de investigação bastante controversa. Na primeira parte deste artigo apresenta-se uma breve revisão da investigação relacionada com o ensino de história que tende a evidenciar a relevância da importância da compreensão temporal e de conceitos de tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico nas crianças. Na segunda parte discutem-se alguns resultados de um estudo realizado no âmbito do meu projeto de doutoramento: “A História no 1.º ciclo do Ensino Básico: a concepção do tempo e a compreensão histórica das crianças e os contextos para o seu desenvolvimento”. O objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento de conceitos de tempo pelas crianças e a sua relação com a compreensão histórica, para uma nova abordagem do ensino de História a crianças no 1.º ciclo de escolaridade. É um estudo longitudinal realizado em duas turmas (1.º ano e 3.º ano) que foram acompanhadas ao longo de dois anos letivos, numa escola urbana de Braga (Portugal). Apresentam-se os resultados de entrevistas semi-estruturadas realizadas no início e no final dos anos letivos, associadas a uma tarefa de ordenação de imagens relacionadas com famílias de diversas épocas. Os dados sugerem um desenvolvimento de competências ao nível da ordenação cronológica e uma complexificação d o raciocínio temporal destes alunos ao longo dos dois anos do estudo, nomeadamente em relação às suas conceções sobre mudança.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCompreensão temporalpor
dc.subjectCronologiapor
dc.subjectMudançapor
dc.subjectConsciência temporal e históricapor
dc.titleA compreensão do tempo e do tempo histórico pelas crianças: um estudo de caso com alunos portugueses do 1º. CEBpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/1822/41768por
oaire.citationConferenceDate30 Mai. - 1 Jun. 2013por
sdum.event.titleV Simpósio Internacional de Didática de las Ciências Socialesen el âmbito Ibero-Americano & Congresso Internacional das XIII Jornadas de Educação Históricapor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage95por
oaire.citationEndPage112por
oaire.citationConferencePlaceBarcelona, Espanhapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationHistoria e Identidades Culturalespor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Glória Solé (2015)- História e Identidades Culturais.pdf10,65 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID