Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53063
Título: | À descoberta da célula com textos de divulgação científica |
Autor(es): | Oliveira, Maria Laura Afonso, Ana Sofia |
Palavras-chave: | Textos de divulgação científica Ciências naturais Socioconstrutivismo Produção textual |
Data: | Dez-2016 |
Editora: | Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação |
Citação: | Oliveira, L.M. & Afonso, A.S. (2016). À descoberta da célula com textos de divulgação científica (p.21-33). Atas do 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos. Viana do Castelo: IPVC |
Resumo(s): | Escrever textos nas aulas de ciências constitui um processo ainda pouco habitual, mas relevante na promoção da aprendizagem. Neste trabalho procura-se estimular a criatividade dos alunos na produção textual na área das ciências. A produção textual é um processo cognitivo complexo que requer, entre outros aspetos, que o indivíduo relembre e reestruture conceitos, coloque hipóteses, interprete, sintetize e confronte ideias. Neste trabalho, analisa-se a qualidade dos textos de divulgação científica produzidos por 6 grupos de alunos do 5º ano de escolaridade. Este processo ocorreu após a lecionação do conteúdo programático “A célula – unidade na constituição dos seres vivos”, a qual fez uso, entre outros recursos, da exploração de um texto de divulgação científica proveniente de uma revista de divulgação destinada ao público infantil e juvenil. Envolveu quatro momentos principais: 1) planificação do conteúdo do texto e organização da informação, tendo como guião um mapa de conceitos construído no final da lecionação do conteúdo programático supramencionado; 2) textualização apoiada por um guião com a estrutura textual de textos de divulgação científica para revistas; 3) auto revisão e revisão por pares dos textos produzidos, apoiadas por um guião de avaliação e 4) edição de um número de uma revista de divulgação com os textos produzidos. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de desenvolver o espírito crítico dos alunos bem como de estimular a sua criatividade. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53063 |
ISBN: | 978-989-8756-09-1 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oliveira_Afonso_Criatividade.pdf Acesso restrito! | 1,32 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |