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https://hdl.handle.net/1822/52521
Title: | "Não há perfis online perfeitos": a importância da criação de estratégias de comunicação na gestão de marcas pessoais nas social media: o caso das celebridades |
Other titles: | “There are no perfect profiles online“: the importance of creating communication strategies in the management of personal brands in social media: the case of celebrities |
Author(s): | Rezende, Joana Carvalho |
Advisor(s): | Mota-Ribeiro, Silvana |
Keywords: | Plataformas de social media Social media manager Marcas pessoais Celebridades Social media platforms Personal branding Celebrities |
Issue date: | 2017 |
Abstract(s): | O presente relatório de estágio pretende refletir sobre a importância da criação de estratégias de
comunicação, na gestão de páginas de celebridades, nas plataformas de Social Media. É também relevante
neste sentido conhecer o papel assumido pelo Social Media Manager neste contexto.
Apesar de não termos noção, todos somos possuidores de uma marca pessoal, e a maioria da
população tem vindo a afirmá-la através das social media. Sendo as celebridades entendidas como marcas
humanas, a gestão das suas páginas nas social media deve ser pensada e planeada de forma estratégica.
Estas plataformas vieram alterar a forma como as celebridades se relacionam com os seus fãs e passam
a mensagem pretendida ao seu público. Torna-se então necessária a ajuda de um especialista de social
media que capte a atenção dos seus seguidores e faça uma gestão da relação entre estes e as celebridades.
As celebridades e as plataformas de social media, aplicadas às mesmas, são objetos de estudo cada vez
mais explorados, uma vez que a consciência deste fenómeno tem tomado cada vez maior proporção.
É no seguimento do desenvolvimento de uma proposta de comunicação, que tem em vista a
gestão da marca de uma celebridade nas social media, na Legendary People+ Ideas, local onde foi realizado
o estágio curricular, que surge a possibilidade de ser elaborado um estudo de caso. Assim, e tendo em
vista a resposta aos objetivos, é realizado um estudo de caso com especial foco em celebridades
portuguesas com páginas de sucesso nas Social Media, nomeadamente no Facebook e no Instagram. As
páginas de sucesso destas celebridades servem depois como base para a interpretação da presença da
celebridade X, tratando-se esta do ponto principal do relatório uma vez que se destacou ao longo da minha
experiência de estágio. Importa também relevar que as plataformas de análise das social media cumprem
uma importante função e vêm ajudar a compreender o impacto que a nossa mensagem e imagem têm
naqueles que nos seguem e gostam das nossas páginas.
Os resultados conseguidos dão a conhecer o valor de uma comunicação estratégica e planeada
nas social media, e mostram a importância do papel de um Social Media Manager, dadas as mais recentes
necessidades que a presença de uma celebridade nestas plataformas exige. This report intends to reflect about the importance of creating communication strategies in the management of celebrities brands in social media platforms. It has also been outstanding in this report to know the role assumed by the Social Media Manager in this context. Even though we are not aware, we all have a personal brand and the majority of the population has affirmed it through social media. As celebrities are understood as human brands, the management of their social media pages must be thought out and strategically planeed. These platforms have changed the way celebrities relate to their fans and pass on the intended message to their audience. Then it becomes necessary for a social media specialist to catch the attention of their followers and to manage the relationship between them and the celebrities. Celebrities and social media plataforms aplied to them, are increasingly explored, as the awareness of this phenomenon has taken on increasing proportions. Following a proposal of communication, which aimed to manage the brand of a celebrity in the social media, at Legendary People + Ideas was, where the curricular internship had taken place, it arises to the possibility of a case study. So, and in order to respond to the objectives, a case study is carried out with a special focus on portuguese celebrities with successful pages in Social Media, namely on Facebook and Instagram. The success pages of these celebrities serve as basis for the interpretation of celebrite X’s presence, being this the main focus of the report as it stood out during my internship experience. It should also be noted that social media analysis platforms perform an important function and help us to understand the impact that our message and our image have on those who follow us and enjoy our pages. The results show the value of a strategic and planeed communication in social media, and reveal the importance of the role of a Social Media Manager, given the latest needs that the presence of a celebrity in these platforms demands. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52521 |
Access: | Restricted access (UMinho) |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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