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TítuloIdentidade e Ciência de Galileu: imagens veiculadas em manuais escolares de Ciências Físico-Químicas do 7º ano
Autor(es)Coelho da Silva, José Luís
Afonso, Ana Sofia
Palavras-chaveCiências Físico-Químicas
Galileu
Universo
História da Ciência
Manuais Escolares
Data2015
EditoraUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Resumo(s)As Orientações Curriculares de Ciências Físicas e Naturais (Galvão, 2001) e as Metas Curriculares do 3º ciclo de Ciências Físico-Químicas (Fiolhais, 2013) são os documentos curriculares de referência para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem da disciplina de Ciências Físico-Químicas do 3º ciclo do ensino Básico. Neles, a História da Ciência é valorizada como um recurso na aprendizagem das Ciências, evidenciada nas propostas de exploração da vida e obra de cientistas. Destaca-se, por exemplo, a referência ao papel de Galileu na construção do conhecimento acerca do Universo. É neste contexto que se define como objetivo de investigação a caracterização das imagens acerca da identidade e da ciência de Galileu veiculadas no tema Universo dos manuais escolares de Ciências Físico- Químicas do 7º ano de escolaridade. São identificados os segmentos de texto alusivos a Galileu e caracterizadas as imagens veiculadas acerca do conhecimento por ele produzido, dos processos de criação científica adotados e da relação estabelecida com a sociedade da época, seguindo a técnica de análise de conteúdo. O corpus de análise é constituído pelos sete manuais escolares de Ciências Físico-Químicas do 7º ano de escolaridade disponíveis no mercado livreiro português. A imagem predominantemente veiculada mostra a Ciência como um produto que integra teorias e dados acerca do Universo num dado momento no tempo, como um processo assente fundamentalmente na observação e como uma atividade humana que integra relações sociais. Alguns manuais destacam o episódio do julgamento de Galileu pela Inquisição, induzindo uma visão simplista da relação de Galileu com a Igreja Católica, assente meramente num modelo de oposição. Os manuais escolares apresentam informação histórica passível de contribuir para a construção de uma imagem de cientista e da natureza da Ciência que terá de ser tomada como objeto de exploração explícita.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51793
ISBN978-989-704-206-5
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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