Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/51353

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa Costa epor
dc.contributor.authorPinto, Beatriz Antunes Sousapor
dc.date.accessioned2018-03-01T16:10:21Z-
dc.date.available2018-03-01T16:10:21Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/51353-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)por
dc.description.abstractA presente tese de Mestrado tem por base o estágio curricular de três meses na revista Time Out Porto. Neste trabalho, e num primeiro momento, será apresentada uma reflexão sobre a experiência da aluna enquanto estagiária, desde a apresentação da empresa até aos trabalhos práticos realizados. Posteriormente, é discutida a natureza do jornalismo tradicional e do jornalismo lifestyle e a sua aproximação ao que tem sido considerado um jornalismo promocional. Tendo em mente o principal objetivo desta investigação – aprofundar a natureza do fenómeno lifestyle com um estudo de caso da Time Out Porto, através de uma análise comparativa entre a revista e blogues do mesmo segmento temático – a pergunta de investigação deste estudo empírico é: em que medida o discurso lifestyle é diferente ou semelhante num produto jornalístico face a um produto não desenvolvido por jornalistas? De modo a responder a esta questão, recolheram-se e analisaram-se artigos jornalísticos de lifestyle editados na secção Comer & Beber da revista Time Out Porto e publicações em dois blogues que abordam esta mesma temática. As conclusões do estudo permitiram perceber que o discurso lifestyle produzido pela Time Out Porto e pelos blogues se assemelha essencialmente no que toca às caraterísticas específicas da temática do lifestyle: o facto de expressarem as suas opiniões e preferências e de incluírem, nos seus artigos, julgamentos de gosto, informações práticas e úteis e ainda conselhos e dicas imparciais para os leitores. Por outro lado, o discurso lifestyle da Time Out Porto difere do discurso produzido nos blogues no que toca ao discurso coletivo dos artigos – na Time Out Porto, o coletivo remete para a revista / o corpo editorial e não a uma pessoa específica – e no que toca aos patrocínios – sendo que o blogue Mesa Marcada apresenta uma publicação patrocinada e a Time Out contorna qualquer relação comercial.por
dc.description.abstractThe following Master’s Thesis is built on a three-month curricular internship in the Time Out Porto magazine. In this presentation, it will be initially presented a reflection about the experience of the student as an intern, from the presentation of the company to the practical work realized. Subsequently, it is discussed the essence of journalism and lifestyle journalism and its approach to what has been considered a promotional journalism. Having in mind the main objective of this research – to deepen the nature of the lifestyle phenomenon with a case study of Time Out Porto, through a comparative analysis between the magazine and blogs of the same thematic segment – the research question of this empirical study is: in what extent the speech lifestyle is different or similar in a journalistic product compared to a product not developed by journalists? In order to answer this question, were collected and scrutinized articles in the “Comer & Beber” section of the Time Out Porto magazine and publications in two blogs that address the same matter. The conclusions of the study allowed to understand that the lifestyle speech produced by the Time Out Magazine and the blogs are similar in relation to the specific characteristics of the lifestyle thematic: the fact that they all express their opinions and preferences and include, in their article, judgement tastes, practical and useful information and impartial tips for the readers. On the other side, Time Out Porto’s lifestyle speech differs from the speech produced on the blogs in what concerns to the collective speech – at Time Out Porto article’s, the collective refers to the magazine / the editorial body and not to a specific person – and as far as sponsorship is concerned – the blog Mesa Marcada presents a sponsored publication and the magazine skirts any commercial relationship.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectJornalismo lifestylepor
dc.subjectTime Outpor
dc.subjectBloguespor
dc.subjectJournalismpor
dc.subjectLifestyle journalismpor
dc.subjectBlogspor
dc.titleA natureza do jornalismo lifestyle: estudo de caso da Time Out Portopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201867346por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Beatriz Antunes Sousa Pinto.pdf12,06 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID