Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50701

TítuloPerspetivas de professores sobre TIC na educação: um estudo na perspetiva do TPACK - Technological Pedagogical Content Knowledge
Autor(es)Tiani, Nathália Rodrigues
Orientador(es)Gomes, Maria João
Palavras-chaveFormação de professores
Learning by design
Tecnologias educacionais
TPACK
Teacher’ initial education
Educational technologies
Data2017
Resumo(s)A presente investigação teve por finalidade o estudo das perspectivas dos professores das escolas municipais de Barueri − Brasil, sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação integradas na educação, à luz do modelo concetual o modelo Technological Pedagogical Content Knowledge – TPACK (Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo). A investigação assumiu um caráter exploratório e descritivo, numa perspectiva essencialmente qualitativa. Participaram do estudo 32 professores que lecionam no ensino fundamental I na rede estadual do município de Barueri. A coleta de dados efetuou-se por meio de um questionário aplicado ao grupo de professores participantes e também através da realização de um grupo focal com professores que participaram da primeira etapa da pesquisa, o questionário. Os principais resultados encontrados foram: a) a maioria dos professores sentem necessidades de utilizarem as TIC em sua prática docente; b) os professores se sentem mais à vontade em utilizar as TIC em sua vida pessoal do que em sua prática docente; c) um número relevante de professores não possui conhecimentos de uso de tecnologias associadas aos conteúdos curriculares; d) a maioria dos professores diz saber selecionar tecnologias de acordo com as estratégias e metodologias de ensino e acreditam que quanto utilizam as tecnologias transformam suas abordagens e estratégias de ensino; e) a maior parte dos professores diz que consegue selecionar tecnologias adequadas aos conteúdos curriculares e metodologias/estratégias de ensino, e mais de 40% dos professores dizem não possuir esse conhecimento; f) menos da metade dos professores possuem formação inicial no domínio das TIC em sua formação inicial; g) os conhecimentos que os professores consideram mais importante para a sua exercer a sua profissão são os conhecimentos dos conteúdos e metodologias/estratégias de ensino; h) os professores sentem mais necessidade de formação na área da tecnologia. Desta investigação obteve-se uma visão clara sobre a perspetiva dos professores sobre as TIC na educação, perspetivada à luz do modelo TPACK, apontando a necessidade eminente de discussões sobre o tema e cursos de formação contínua a fim de iniciar um processo de integração dos professores neste contexto o que pode gerar transformação positiva na região e serve como ponto de partida para futuras pesquisas.
The present research had the purpose of studying the teachers’ perspectives of the municipal schools in Barueri - Brazil, about Information and Communication Technologies integrated in education, in the light of the conceptual model of the Technological Pedagogical Content Knowledge - TPACK. The research assumed an exploratory and descriptive character, in an essentially qualitative perspective. Thirty-two teachers who taught in elementary schools located in Barueri – São Paulo, participated of the study. The data collection was done with a questionnaire applied to the group of participating teachers and also with a focal group created with teachers who participated in the first stage of the research: the questionnaire. The main results were: a) the majority of teachers feel the need to use ICT in their teaching practice; b) teachers feel more comfortable using ICT in their personal lives than in their teaching practice; c) a significant number of teachers do not have knowledge of the use of technologies associated with curricular content; d) most teachers say they know how to select technologies according to teaching strategies and methodologies and believe that when they use technologies they transform their approaches and teaching strategies; e) most teachers say they can select appropriate technologies for curricular content and teaching methodologies / strategies, and more than 40% of teachers say they do not have this knowledge; f) less than a half of teachers have initial ICT training in their initial education; g) the knowledge that teachers consider the most important for their practice is the content and teaching methodologies / strategies; h) teachers feel more need of training in the area of technology. From this research we obtained a clear vision about teachers' perspectives on ICT in education, based on the TPACK model, pointing out the imminent need of discussions on the subject and continuing education courses in order to initiate a process of teachers’ integration in this context, which can generate positive transformation and serves as a starting point for future research.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50701
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Nathália Rodrigues Tiani.pdf2,82 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID