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https://hdl.handle.net/1822/50272
Título: | A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência |
Outro(s) título(s): | The nature of verbal interactions during school field trips to the optical section of a science museum |
Autor(es): | Rodrigues, Francisco Manuel Estanislau Azevedo Afonso, Ana Sofia |
Palavras-chave: | Museu de Ciência Módulos interativos Educadores em ciências Interações verbais Educação não formal em física Science museums Interactive exhibits Science educators Non-formal education Verbal interactions |
Data: | 2015 |
Editora: | Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) |
Revista: | Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências |
Citação: | Rodrigues, F. & Afonso, A.S. (2015). A natureza das interações verbais durante as visitas de estudo à secção de ótica de um museu de ciência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 15(1), 173-194 |
Resumo(s): | Este estudo, levado a cabo num museu de ciência, procurou analisar a natureza dos
diálogos entre pares, designadamente o que revelam quanto à forma como os alunos
processam a informação, e qual a influência no envolvimento dos alunos quando se
verifica a participação de educadores em ciências nas interações, sejam monitores ou
professores. Foram gravadas conversas junto a três módulos de ótica, as quais foram
posteriormente transcritas. A análise de 97 diálogos entre alunos, de 14-15 anos,
revelou que o envolvimento cognitivo dos alunos com os módulos é superficial; a
presença de um educador em ciências promove um maior processamento de
informação associada aos módulos mas continuam reduzidas as interações de tipo
exploratório. São apresentadas sugestões para potenciar o envolvimento cognitivo dos
alunos com os módulos. This study, conducted in a science museum aimed at understanding the nature of the verbal interactions between students. In particular, it focused on how students process information and how science educators (teachers or museum educators) promote cognitive engagement with the exhibits. Conversations were recorded in three optical exhibits, which were later transcribed. The analysis of 97 dialogues between students, 14-15 years, revealed that the cognitive engagement of students with modules is superficial, the presence of science educators enhances the processing of information but few interactions were of the exploratory type. Suggestions are made to enhance the involvement of students with the exhibits. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/50272 |
ISSN: | 1806-5104 |
e-ISSN: | 1984-2686 |
Versão da editora: | https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/viewFile/2511/1911 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Rodrigues & Afonso.pdf | 739,14 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |