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dc.contributor.authorSantos, Maria do Rosário Girãopor
dc.contributor.editorÁlvares, Cristinapor
dc.contributor.editorCurado, Ana Lúciapor
dc.contributor.editorMateus, Isabel Cristinapor
dc.contributor.editorSousa, Sérgio Guimarães depor
dc.date.accessioned2018-02-07T13:32:27Z-
dc.date.available2018-02-07T13:32:27Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.isbn978-989-755-316-5por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/50162-
dc.description"Coleção hespérides. Literatura, 36"por
dc.description.abstractConsiderada um pharmakon por Plínio, a centopeia, com direito de entrada na Encyclopédie, surge triunfante no Nouveau Roman. Sob a espeleologia romanesca de uma consciência humana, pisa o artrópode indesejável a ribalta nos romances La Jalousie, de Alain Robbe-Grillet, e A Centopeia, de Alfredo Margarido, balizado(s) por idêntico espaço colonial. A vegetação pletórica dos trópicos, a balaustrada apodrecida e o terraço enferrujado deixam entrever os lances descoordenados de pequenas e longas patas (cuja contabilização é utópica, atendendo não só à replicação dos miriápodes, mas também à sua velocidade estonteante) que, à imagem do homem moderno, rastejam, sem orientação definida ou interrompidas no seu fluxo deambulatório, rumo a um hiltoniano «Shangri-la», centopeísta e não centopeifóbico.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherHúmuspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCentopeiapor
dc.titlePara uma poética da centopeiapor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage195por
oaire.citationEndPage207por
oaire.citationIssue1por
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleFiguras do animal: literatura cinema banda desenhadapor
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