Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50150

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céupor
dc.contributor.authorAzevedo, Adrianapor
dc.contributor.authorOliveira, Íris Martinspor
dc.date.accessioned2018-02-07T11:16:46Z-
dc.date.available2018-02-07T11:16:46Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationTaveira, M.C., Azevedo, A. & Oliveira, I.M. (2017). Planeamento da Carreira, Comportamento e Rendimento Académico no Ensino Básico.Revista de Estudios e Investigación en Psicología Y Educación, Extra (10), 132-136. doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.10.3046por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/50150-
dc.description.abstractCareer planning stimulates personal competence and coping with career and future. We analyse the simultaneous relationship between career planning and academic behaviour and performance. Participants were 446 students from the 5th year (231, 52.2% boys), aged nine to 13 years old (M = 10.23, SD = 0.49). A demographic questionnaire and the planning subscale of the Childhood Career Development Scale were used. Results evidenced two different career profiles: the constructive, with higher planning and positive outcomes in academic behaviour and performance; the vulnerable, with lower planning, behavioural problems, more learning difficulties, and school retention. Keywords: career development, childhood, career planning, academic performance.O planeamento de carreira estimula sentimentos de competência pessoal que habilitam a lidar com a carreira e o futuro. Analisa-se a relação simultânea entre planeamento da carreira e comportamento e desempenho académico. Participaram 442 alunos do 5º ano (231, 52.2% rapazes), com idades entre nove e 13 anos (M = 10.23, DP = 0.49). Utilizou-se um questionário de identificação e a subescala planeamento da Childhood Career Development Scale. Os resultados evidenciam dois perfis de carreira: o construtivo, com mais planeamento, comportamento e resultados académicos positivos; o vulnerável, com o planeamento mais baixo, problemas comportamentais, mais dificuldades na aprendizagem e retenções. Palabras chave: desenvolvimento de carreira, infância, planeamento da carreira, desempenho académico.por
dc.description.abstractO planeamento de carreira estimula sentimentos de competência pessoal que habilitam a lidar com a carreira e o futuro. Analisa-se a relação simultânea entre planeamento da carreira e comportamento e desempenho académico. Participaram 442 alunos do 5º ano (231, 52.2% rapazes), com idades entre nove e 13 anos (M = 10.23, DP = 0.49). Utilizou-se um questionário de identificação e a subescala planeamento da Childhood Career Development Scale. Os resultados evidenciam dois perfis de carreira: o construtivo, com mais planeamento, comportamento e resultados académicos positivos; o vulnerável, com o planeamento mais baixo, problemas comportamentais, mais dificuldades na aprendizagem e retenções. Palabras chave: desenvolvimento de carreira, infância, planeamento da carreira, desempenho académico.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesenvolvimento de carreirapor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectPlaneamento da carreirapor
dc.subjectDesempenho académicopor
dc.titlePlaneamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básicopor
dc.title.alternativeCareer planning, behaviour and academic performance in basic educationpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage132por
oaire.citationEndPage136por
oaire.citationIssue10por
oaire.citationVolumeExtrapor
dc.identifier.eissn2386-7418por
dc.identifier.doi10.17979/reipe.2017.0.10.3046por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónpor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
planeamento da carreira, comportamento e rendimento academico 2017.pdf947,28 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID