Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/49983
Título: | Compreender a construção de competências profissionais: um estudo no contexto do estágio em enfermagem |
Autor(es): | Cunha, Carmen Vieira, Flávia Macedo, Ana Paula |
Palavras-chave: | Enfermagem Estudantes Estágio clínico Competências Supervisão Students Nursing Competences Practicum Supervision |
Data: | Jul-2017 |
Editora: | Ludomedia – Conteúdos Didácticos e Lúdicos |
Citação: | Cunha, C., Vieira, F., & Macedo, A. P. (2017). Compreender a construção de competências profissionais: Um estudo no contexto do estágio em enfermagem. In Atas CIAIQ2017 – Investigação Qualitativa em Educação, Vol. 1 (pp. 186-195). |
Resumo(s): | O artigo apresenta um estudo de caso desenvolvido no âmbito de uma Licenciatura em Enfermagem com a finalidade de compreender processos de construção de competências profissionais em contexto de estágio. Os dados foram recolhidos através de um questionário aos estudantes do 2º ano do curso e entrevistas semiestruturadas a um grupo de estudantes e duas supervisoras, uma da escola de formação e outra do hospital. Apresenta-se um recorte dos resultados obtidos, com um enfoque principal nos testemunhos das entrevistas, os quais evidenciam a existência de tensões relativas à relação teoria-prática e à articulação entre os dois contextos de formação, sinalizando a necessidade de reforçar modalidades de supervisão de orientação reflexiva e dialógica, assim como a colaboração interinstitucional. The paper presents a case study conducted within a Nursing programmme with the purpose of understanding processes of professional competence development in the practicum. Data was collected through a questionnaire to 2nd grade students and semistructured interviews to five of those students and two supervisors, one from the training school and the other from the hospital. Partial results are presented with a focus on interview accounts, which show the existence of tensions regarding the theory-practice nexus and the articuation between both training contexts, suggesting the need to reinforce reflective, dia-logical supervision practices as well as interinstitutional colaboration |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/49983 |
ISBN: | 978-972-8914-75-2 |
Versão da editora: | http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/view/1333 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Compreender a construção de competências profissionais.pdf Acesso restrito! | 972,08 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |