Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/49975

TitlePolítica científica de comunicação em Portugal: desafios e oportunidades para os doutoramentos
Author(s)Martins, Moisés de Lemos
Oliveira, Madalena
KeywordsPolítica científica
Ciências da comunicação
Ciências sociais e humanas
Formação pós-graduada
Internacionalização da investigação
Issue dateAug-2013
CitationMartins, M. L. & Oliveira, M. (2013). Política científica de comunicação em Portugal: desafios e oportunidades para os doutoramentos. In M. M. K. Kunsch (Ed.), La comunicación en Iberoamérica: políticas científicas y tecnológicas, posgrado y difusión de conocimiento (pp. 47-101). Quito: CIESPAL/Confibercom.
Abstract(s)Pouco mais de três décadas depois do início do ensino universitário de ciências da comunicação nas instituições portuguesas de ensino superior, Portugal é hoje um país com quase duas centenas de investigadores titulares de doutoramento neste campo científico. Apesar de só muito tardiamente se ter iniciado a atribuição do grau de doutor em ciências da comunicação nas universidades portuguesas (a partir de 1991 ), os últimos anos registraram um aumento muito significativo de estudantes neste nível de ensino, funcionando atualmente no país uma dúzia de cursos de terceiro ciclo. Para além de uma análise da evolução da formação pós-graduada, este artigo procura ainda discutir quatro desafios que hoje se colocam às políticas científicas no domínio da comunicação: 1) o desafio da afirmação interna no contexto das ciências sociais e humanas; 2) o desafio da sustentabilidade de uma área em permanente atualização; 3) o desafio da internacionalização da investigação; e 4) o desafio associativo.
TypeBook part
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49975
ISBN978-9978-55-107-3
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
politica cientifica de comunicacao em portugal.pdf19,44 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID