Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/49844
Título: | Planeamento e projeto de um percurso ciclável em ambiente urbano |
Outro(s) título(s): | Project and planning of a cycling infrastructure in an urban area |
Autor(es): | Dias, Cláudia Abreu |
Orientador(es): | Silva, Hugo M. R. D. Ribeiro, Paulo |
Palavras-chave: | Bicicleta Mobilidade sustentável Infraestruturas cicláveis Cruzamentos e intersecções Bicycle Sustainable mobility Cycling infrastructures Crossings and intersections |
Data: | 4-Jan-2017 |
Resumo(s): | Atualmente há uma crescente preocupação com a gestão de um elevado volume de tráfego
motorizado em zonas urbanas e com a correspondente redução da qualidade do meio ambiente
devido à poluição causada por esse tipo de transporte. Nesse sentido, uma das formas de
incentivar o desenvolvimento sustentável nas cidades tem sido através da promoção da
utilização de modos de transporte mais sustentáveis, nomeadamente o ciclável, o que obriga a
um crescimento urbano planeado com infraestruturas próprias para os ciclistas.
Assim, o objetivo deste trabalho de mestrado consiste em analisar as disposições construtivas
relacionadas com o projeto de vias cicláveis, em especial nos cruzamentos e intersecções, pela
importância destes locais na rede ciclável em meio urbano. Além disso, também se pretende
aplicar esses conhecimentos num caso de estudo, que neste trabalho consistiu na elaboração de
um projeto de um percurso ciclável para a cidade de Guimarães.
Durante a realização desta dissertação, numa primeira fase foi realizado um enquadramento
geral das medidas de promoção da bicicleta, analisando também as características dos ciclistas
e a sinistralidade nas vias cicláveis. Também foi possível conhecer e analisar os princípios
técnicos para o projeto de vias cicláveis, em secção corrente e nas intersecções, bem como os
critérios para sua implementação. Em seguida, utilizando as orientações sobre as disposições
de projeto recolhidas, foi elaborada uma metodologia para realização de um projeto de um
percurso ciclável. Finalmente, essa metodologia foi aplicada a um caso de estudo, para a cidade
de Guimarães, no qual foram estudadas e implementadas as melhores soluções para um
percurso ciclável, com especial atenção aos cruzamentos e intersecções.
Espera-se com este trabalho demonstrar a importância das vias cicláveis em meio urbano e
promover o ciclismo em todas as suas vertentes, especialmente como meio de transporte, com
benefícios para o meio ambiente e para a sociedade em geral. O estudo das melhores práticas
para o projeto das vias cicláveis, em especial em cruzamentos e intersecções, concretizado
através de um caso de estudo, demonstrou que é possível implementar uma rede urbana de vias
cicláveis segura e eficiente, que pode exponenciar a utilização da bicicleta em meio urbano. There is a growing concern with the management of a high volume of motorized traffic in urban areas and with the corresponding reduction of the quality of the environment due to the pollution caused by this type of transport. In that sense, one of the ways of encouraging sustainable development in cities has been through the promotion of the use of more sustainable means of transport, such as cycling. This requires planned urban growth with infrastructures for cyclists. The objective of this master's degree project is to analyze the constructive dispositions related to the design of cycle paths, especially in intersections and crossroads, due to the importance of these places in the urban cycling network. In addition, it is also intended to apply this knowledge in a case study, which in this work consisted in the elaboration of a project of a cycling route for the city of Guimarães. In this dissertation, in the first stage, a general background of bicycle promotion measures was carried out, analyzing also the characteristics of cyclists and accidents in the cycle paths. It was also possible to know and analyze the technical principles for the design of cycle paths, in normal sections and intersections, as well as the criteria for their implementation. Then, using the guidelines that were collected on the project’s arrangement, a methodology was developed to produce a project for a cycle path. Finally, this methodology was applied to a case study for the city of Guimarães, in which the best solutions for a cycling route were studied and implemented, with special attention to crossroads and intersections. Hopefully this project will demonstrate the importance of cycle paths in urban areas and promote cycling in all its aspects, especially as a means of transport, with benefits for the environment and society in general. The study of the best options for cycle paths, especially in crossroads and intersections, has shown that it is possible to implement a safe and efficient urban cycling network, which can encourage cycling in urban areas. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil (área de especialização em Perfil de Planeamento e Infraestruturas de Transporte) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/49844 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado C-TAC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cláudia Abreu Dias.pdf | Tese | 10,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |