Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49503

TítuloPrice discrimination and entry decisions in the age of big data
Autor(es)Gouveia, Lígia Gonçalves
Orientador(es)Esteves, Rosa Branca
Palavras-chaveBig data
Discriminação de preços
Bem-estar social
Price discrimination
Social welfare
Data24-Out-2017
Resumo(s)Nos tempos modernos que decorrem, com o elevado uso da tecnologia, as empresas e os consumidores têm de fazer uma adaptação cada vez maior às rápidas mudanças que a própria tecnologia traz às nossas vidas. Especialmente, para as empresas, a tecnologia é uma ferramenta importante, nomeadamente o Big Data. O Big Data é um termo específico para conjuntos de dados que são tão grandes ou complexos que os softwares de aplicações de processamento de dados tradicionais são inadequados para analisar. As empresas que possuem grandes quantidades de dados sobre os seus clientes entendem melhor o mercado em que estão inseridas, obtendo melhores resultados na decisão das suas estratégias competitivas. Por sua vez, as empresas que não têm acesso a bases de dados de tamanho, qualidade e variedade comparáveis, como os dados disponíveis para uma incumbente, podem ser impedidas de entrar ou serem induzidas a abandonar o mercado. O objetivo desta dissertação é investigar em que medida o acesso e a interpretação dos dados do consumidor (por exemplo, bases de dados do histórico de compras dos consumidores) para fins de discriminação de preços por uma empresa incumbente, pode afetar as decisões de entrada de outras empresas. Investigamos igualmente, em que circunstâncias a discriminação de preços por uma empresa incumbente deve ser permitida ou bloqueada. Esta análise oferece algumas ideias para uma autoridade da política de concorrência, que sugere, em que circunstância deve permitir ou bloquear a prática de discriminação de preços, por uma empresa com acesso privilegiado a bases de dados dos consumidores. Também observamos que, se o critério de bem-estar utilizado for o excedente do consumidor, o tempo de intervenção não é importante, se, em contraste, o critério do bem-estar social for geral, a autoridade deve bloquear a discriminação de preços no início do jogo como forma de evitar o desperdício de recursos financeiros na aquisição da tecnologia de informação.
In modern times, with the great use of technology, firms and consumers have to make an increasingly adaption, to the quick changes that technology itself brings to our lives. Especially, for firms the technology is very important, such as the Big Data. Big Data is a term for data sets that are so large or complex that traditional data processing application software are inadequate to deal with them. Firms that have large amounts of data about their customers tend to better understand the market in which they are inserted and be more successfully in delineating their competitive strategies. In turn, firms that do not have access to data streams of comparable size, quality and variety, such as the data available to an incumbent, may be prevented from entering the market or induced to leave the market. The aim of this dissertation is to investigate to what extent the access and interpretation of consumer data (e.g. purchase history databases) for price discrimination purposes by an incumbent firm, can affect the entry decisions of other firms. Another goal of this research work is to investigate under which circumstances price discrimination by an incumbent firm should be permitted or blocked. Our analysis offers some insights for a competition policy agency. Specifically it suggests under which circumstances should the agency permit or block the practice of price discrimination by an incumbent firm with a privileged access to consumer-databases. We also show that if the welfare criterion used is consumer surplus the time of intervention is not important, if in contrast the welfare criterion is overall welfare the agency should block price discrimination in the beginning of the game as a way to avoid the waste of financial resources in the acquisition of the information technology.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49503
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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