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https://hdl.handle.net/1822/49436
Título: | Análise e desenvolvimento de conceitos base no GAIA: aprendizagem-educação; complexidade; padrão; narrativa; metáfora |
Autor(es): | Oliveira, Clara Costa |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidade de Santa Cruz do Sul. Departamento de Educação |
Resumo(s): | O grupo de pesquisa GAIA iniciou os seus estudos em torno da teoria da autopoiesis, tendo depois alargado o se enfoque investigativo a outras teorias do movimento da auto-organização. Uma das preocupações fundamentais do GAIA foi sempre a compreensão de como se (não) opera aprendizagem via educação. Tal pode ser conseguido pela compreensão do 1º princípio da teoria chilena explicitamente dirigido à aprendizagem, utilizando o 2º princípio da mesma teoria para compreensão da atuação do educador, das mais valias e limites que o seu posicionamento observacional acarreta. Dada a subordinação do 2º princípio ao 1º, todo o ato educativo emerge das crenças do educador-observador. Daí o GAIA se ter também interessado pela tradição neopragmatista, tendo a ligação a essa corrente filosófica colocado o GAIA face às potencialidades das narrativas e da metaforização como metodo-logia educativa privilegiada para um grupo que recusa visões dualistas-representacionalistas na construção do conhecimento. The research group GAIA began his studies around the theory of autopoiesis, having extended its investigative approach to other theories of self-organization movement. One of the key worries concerning GAIA researchers has always been the understanding of how (not) learning occurs via education. This can be achieved by understanding the 1st principle of Chilean theory explicitly directed to learning, and using the 2nd principle of the same theory for understanding the role of educator, capital gains and limits that his observational position entails. Given the subordination of the 2nd to the 1st principle, any educational act emerges from the educator-observer's beliefs. Hence GAIA became also interested by neopragmatist tradition. The connection to this current philosophical placed GAIA facing the potential of narratives and metaphors as privileged educational methodo-logy to a group that refuses dualistic and representationalists views in the construction of knowledge. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/49436 |
Acesso: | Acesso aberto |
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