Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/49329
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Varela, Maria Leonilde Rocha | por |
dc.contributor.author | Luz, Helena Maria Tinoco da | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-16T14:42:29Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T06:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-06 | - |
dc.date.submitted | 2017-07 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/49329 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade | por |
dc.description.abstract | Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade, na empresa Bosch Car Multimédia em Braga, que centra a sua atividade na produção e desenvolvimento de produtos eletrónicos para a indústria automóvel. Este trabalho teve como principal objetivo encontrar abordagens para a resolução de problemas de gestão, nomeadamente, criação de sincronismo entre linhas de produção manual e final, otimização do fluxo de materiais, eliminar desperdícios, quer de stocks, quer de movimentações desnecessárias. Por outro lado, pretende também melhorar o fluxo de informação entre linhas de produção, saber o que fazer, quando e em que quantidades, reduzindo o tempo despendido pelos chefes de linha em planear diariamente a produção. Com o intuito de alcançar os objetivos apontados foi estudada a viabilidade de implementação de um supermercado ou FIFO Lane entre os processos. Devido à variabilidade dos produtos tipo A e das quantidades planeadas semanalmente para este tipo de produtos por parte da logística, revelou-se inviável a implementação de supermercado. Com a proposta de implementação da FIFO Lane, o plano de produção passa a ser entregue às linhas manuais e as linhas finais produzem o que as linhas manuais colocam na linha FIFO. Tornando, deste modo, todo o processo mais simples e dinâmico onde todos os envolvidos sabem claramente o que têm de fazer. Com a implementação desta sistemática, prevê-se uma redução do tempo usado para planeamento, por parte dos chefes de linha, em aproximadamente 4 horas semanais. Por outro lado, prevê-se também um controlo e redução dos stocks de, aproximadamente 64.2% e do espaço e caixas utilizadas em 64.3%. | por |
dc.description.abstract | As part of the Master in Manufacturing and Quality Engineering this work was developed at Bosch Car Multimedia company located at Braga, which focuses its activities in production and development of electronic products for the automotive industry. The main goal of this work was find approaches for the resolution of manufacturing problems, namely, to establish a sustainable production cadence between the manual and final production lines, to optimize material flow and finally to remove waste, concerning stocks and identifiable unnecessary movements. Additionally it aims to improve flow between production lines, to clarify what has to be produced, what quantities are expected as well as to minimize the non-productive time. In order to achieve these goal, it was evaluated whether to implement the supermarket or FIFO Lane processes. Given the variability of production type A and the planned weekly quantities made by logistics, it was concluded that the implementation of the supermarket has no benefit. The implementation of the FIFO Lane is more appropriate because the process is simpler and more dynamic, where the involved workforce clearly knows what has to be produced. As a consequence, it is estimated a reduction of approximately 4 hours by week with planning. Moreover, stock is better controlled and can be reduced by 64,2%, approximately, thus storage space and boxes reduced by 64,3% as well. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | FIFO Lane | por |
dc.subject | Supermercado | por |
dc.subject | Fluxo | por |
dc.subject | Stocks | por |
dc.subject | Supermarket | por |
dc.subject | Flow | por |
dc.title | Otimização de fluxos de materiais e de informação entre processos | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 201736322 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 17 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Engenharia | por |
dc.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Helena Maria Tinoco da Luz.pdf | Tese | 3,68 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |