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https://hdl.handle.net/1822/49271
Título: | Ensino superior no Brasil: fatores influenciadores no desempenho acadêmico dos alunos de graduação |
Autor(es): | Brandt, Jaqueline Zermiani |
Orientador(es): | Romero, Francisca Tejedo Araújo, Joaquim Filipe |
Palavras-chave: | Desempenho acadêmico ENADE Ensino superior Administração pública Academic achievement Higher education Public administration |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | A acelerada expansão do sistema de ensino superior no Brasil, ocasionada pela ampliação do
número de Instituições, cursos, alunos e docentes desde a década de 90, resultou na
implementação de avaliações dos cursos de graduação, de modo a buscar garantir a
regulamentação e controlar o sistema de ensino. O Exame Nacional de Desempenho dos
Estudantes (ENADE) é uma das formas de avaliar a qualidade dos cursos e o desempenho dos
estudantes. Esse desempenho acadêmico tem despertado o interesse de pesquisadores, por ser
um dos indicadores mais utilizados no estudo do (in)sucesso acadêmico. Tendo em vista esse
cenário, o principal objetivo desta pesquisa foi analisar os fatores que influenciam o
desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de graduação em Administração Pública no
Brasil, sendo assim adotou-se um modelo de regressão múltipla. A pesquisa de abordagem
quantitativa baseia-se no uso de técnicas estatísticas descritiva, correlação bivariada e análise
univariada e multivariada. Considerando os objetivos de pesquisa e as hipóteses, considera-se
como variável dependente de desempenho acadêmico, utilizando como proxy a nota bruta da
prova do ENADE obtida pelo estudante. Busca-se identificar possíveis relações entre essa
variável e as variáveis independentes levantadas a partir da teoria. Os resultados da análise
multivariada confirmaram a relação do desempenho acadêmico com a Renda, Escolaridade dos
pais, Etnia, Gênero, Idade, Horas de estudo, Financiamento, e Região. Por outro lado, as
variáveis Horas de trabalho e Categoria Administrativa não apresentaram relação com o
desempenho. Pretende-se com este trabalho contribuir para o conhecimento na área da
Administração Pública e da Educação, no que tange o Ensino Superior. Em relação aos aspectos
sociais, esse é um fenômeno que ao ser estudado auxilia na tomada de decisão nos setores
público e privado, acarretando em benefícios para toda a sociedade. The accelerated expansion of the higher education system in Brazil, due to the increase in the number of institutions, courses, students and teachers since the 90s, has resulted in the implementation of undergraduate course evaluations, in order to ensure regulation and control of the higher education system. The National Student Performance Examination (ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) is one of the ways to evaluate the quality of courses and the performance of students. This academic performance has aroused the interest of researchers, being one of the most used indicators in the study of academic success and failure. Considering this scenario, the main objective of this research was to analyze the factors that influence the academic performance of the undergraduate students in Public Administration in Brazil, therefore, a multiple linear regression model was adopted. The quantitative approach research is based on the use of descriptive, bivariate, univariate and multivariate statistical techniques. Considering the research objectives and the hypotheses, it is considered as a dependent variable of academic performance the gross grade of the test (ENADE) obtained by the student and seeks to identify possible relations between this variable and the independent variables raised from the theory and microdata of ENADE 2015. The results of the multivariate analysis confirmed the relationship between academic performance and Income, Parent’s education, Ethnicity, Gender, Age, Hours of Study, Financing Aid, Financing Aid*Hours of Work and Region. On the other hand, the variables Hours of Work and Administrative Category were not related to performance. This work intends to contribute to the knowledge in the area of Public Administration and Education, with regard to Higher Education. Regarding social aspects, this is a phenomenon that, when studied, assists in decision making in the public and private sectors, resulting in benefits for the whole society. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Administração Pública (área de especialização em Gestão Pública e Políticas Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/49271 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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