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TítuloEnsino superior no Brasil: fatores influenciadores no desempenho acadêmico dos alunos de graduação
Autor(es)Brandt, Jaqueline Zermiani
Orientador(es)Romero, Francisca Tejedo
Araújo, Joaquim Filipe
Palavras-chaveDesempenho acadêmico
ENADE
Ensino superior
Administração pública
Academic achievement
Higher education
Public administration
Data2017
Resumo(s)A acelerada expansão do sistema de ensino superior no Brasil, ocasionada pela ampliação do número de Instituições, cursos, alunos e docentes desde a década de 90, resultou na implementação de avaliações dos cursos de graduação, de modo a buscar garantir a regulamentação e controlar o sistema de ensino. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma das formas de avaliar a qualidade dos cursos e o desempenho dos estudantes. Esse desempenho acadêmico tem despertado o interesse de pesquisadores, por ser um dos indicadores mais utilizados no estudo do (in)sucesso acadêmico. Tendo em vista esse cenário, o principal objetivo desta pesquisa foi analisar os fatores que influenciam o desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de graduação em Administração Pública no Brasil, sendo assim adotou-se um modelo de regressão múltipla. A pesquisa de abordagem quantitativa baseia-se no uso de técnicas estatísticas descritiva, correlação bivariada e análise univariada e multivariada. Considerando os objetivos de pesquisa e as hipóteses, considera-se como variável dependente de desempenho acadêmico, utilizando como proxy a nota bruta da prova do ENADE obtida pelo estudante. Busca-se identificar possíveis relações entre essa variável e as variáveis independentes levantadas a partir da teoria. Os resultados da análise multivariada confirmaram a relação do desempenho acadêmico com a Renda, Escolaridade dos pais, Etnia, Gênero, Idade, Horas de estudo, Financiamento, e Região. Por outro lado, as variáveis Horas de trabalho e Categoria Administrativa não apresentaram relação com o desempenho. Pretende-se com este trabalho contribuir para o conhecimento na área da Administração Pública e da Educação, no que tange o Ensino Superior. Em relação aos aspectos sociais, esse é um fenômeno que ao ser estudado auxilia na tomada de decisão nos setores público e privado, acarretando em benefícios para toda a sociedade.
The accelerated expansion of the higher education system in Brazil, due to the increase in the number of institutions, courses, students and teachers since the 90s, has resulted in the implementation of undergraduate course evaluations, in order to ensure regulation and control of the higher education system. The National Student Performance Examination (ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) is one of the ways to evaluate the quality of courses and the performance of students. This academic performance has aroused the interest of researchers, being one of the most used indicators in the study of academic success and failure. Considering this scenario, the main objective of this research was to analyze the factors that influence the academic performance of the undergraduate students in Public Administration in Brazil, therefore, a multiple linear regression model was adopted. The quantitative approach research is based on the use of descriptive, bivariate, univariate and multivariate statistical techniques. Considering the research objectives and the hypotheses, it is considered as a dependent variable of academic performance the gross grade of the test (ENADE) obtained by the student and seeks to identify possible relations between this variable and the independent variables raised from the theory and microdata of ENADE 2015. The results of the multivariate analysis confirmed the relationship between academic performance and Income, Parent’s education, Ethnicity, Gender, Age, Hours of Study, Financing Aid, Financing Aid*Hours of Work and Region. On the other hand, the variables Hours of Work and Administrative Category were not related to performance. This work intends to contribute to the knowledge in the area of Public Administration and Education, with regard to Higher Education. Regarding social aspects, this is a phenomenon that, when studied, assists in decision making in the public and private sectors, resulting in benefits for the whole society.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Administração Pública (área de especialização em Gestão Pública e Políticas Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49271
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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