Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/4909
Título: | O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público |
Autor(es): | Ribeiro, Nuno Adriano Baptista |
Orientador(es): | Carvalho, João Baptista da Costa |
Data: | 2005 |
Resumo(s): | A gestão de uma organização, na actualidade, é por si só um grande desafio. Os sistemas tradicionais de informação para a gestão não permitem responder a esse
desafio, dado que apresentam várias debilidades e insuficiências.
O Balanced Scorecard poderá então ser um instrumento de gestão estratégica
imprescindível. A formulação dos objectivos, das iniciativas estratégicas, das metas e
dos indicadores, pelas quatro perspectivas e considerando as relações causa-efeito
entre elas, permite uma gestão mais consentânea com a nova realidade.
A utilização do Balanced Scorecard é já uma realidade em várias organizações da
administração pública de todo o mundo. Algumas, consideram que este instrumento
permite melhorar o planeamento estratégico e consequentemente cumprir a missão.
As instituições de ensino superior público, que regra geral possuem uma fraca
cultura de gestão estratégica, têm também a possibilidade de, através da utilização do
Balanced Scorecard, melhorar o seu desempenho. Desta forma, e considerando que, nestas instituições não é normal a sua utilização, verifica-se a necessidade de
desenvolver um modelo, com as necessárias adaptações, que permita a comunicação,
clarificação e gestão da estratégia.
Neste trabalho, após uma revisão de literatura, desenvolveu-se o Balanced
Scorecard para a Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Bragança, pois
verificou-se, através da análise dos resultados do estudo empírico, que existia uma fraca cultura estratégica. Neste sentido, definiram-se os objectivos estratégicos e os
indicadores para as diferentes perspectivas (cliente, social, processos internos,
aprendizagem e crescimento e responsabilidade financeira e orçamental), considerando as relações de causa-efeito entre elas. Apresentaram-se também as acções estratégicas, que permitirão cumprir a sua missão. O modelo criado, com as cinco
perspectivas, centra a gestão estratégica da instituição no aluno (cliente), relega para
segundo plano a perspectiva de responsabilidade financeira e orçamental e destaca o seu impacto social. Nowadays managing an organization is a considerable challenge. Traditional management information systems do not provide an appropriate response to such a challenge as they contain numerous weak points and deficiencies. The Balance Scorecard can thus be an indispensable strategic management tool. Identification of objectives, strategic initiatives, goals and indicators, through all four perspectives and taking into account their cause-effect relation, allows for a kind of management that is more in tune with the new reality. Usage of the Balanced Scorecard is already a fact in many Public Administration management organizations all over the world. Some of those organizations believe this tool enables them to improve strategic planning and fulfilment of their mission. State higher education institutions, by norm stage of poor strategic management culture, can now improve their performance by using Balanced Scorecard. Due to the fact that this practice is not common in these institutions, it becomes necessary to design a model that includes the necessary adaptations in order to allow communication, clarification and management of the strategy. In this document, and after a literature revision, a model Balanced Scorecard was developed for the Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Bragança, since it was verified that the existing strategic culture was rather poor. With this in mind, strategic objectives and indicators were set out for the different perspectives (client, social, internal processes, learning and growth, and financial and budgetary responsibility), taking into account their cause-effect relation. Strategic actions geared towards mission accomplishment were also presented. The conceived model containing all five perspectives, concentrates the strategic management of the institution on the student (client), and relegates the financial and budgetary perspective to second level while highlighting its social impact. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Contabilidade e Auditoria. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/4909 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação 05-05-05.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |