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https://hdl.handle.net/1822/48678
Título: | Faria de Vasconcelos o pioneiro da Escola Nova |
Autor(es): | Rodrigues, Abel Martins |
Data: | 16-Mai-2017 |
Resumo(s): | Na tese Faria de Vasconcelos o pioneiro da Escola Nova procura-se analisar as ideias e a ação pedagógica de Faria de Vasconcelos, um pioneiro da Educação Nova. O trabalho é constituído por quatro etapas que correspondem a diferentes fases cronológicas da intervenção deste insigne pedagogo. Na primeira etapa analisa-se o contexto social, familiar e escolar donde emergiu um espírito superior ao seu tempo; a segunda etapa mostra um precursor de metodologias ativas de educação e da associação dos conteúdos programáticos ao desenvolvimento físico e psíquico dos alunos através de um plano curricular de estudos e um modelo organizacional pioneiro na época e precursor da educação do futuro; a terceira etapa acompanha a ação pedagógica e a intervenção cívica em Cuba e na Bolívia onde desenvolveu uma intensa atividade como pedagogo, conferencista e divulgador dos ideais da Educação Nova; a etapa quarta analisa a sua ação pedagógica e intervenção cívica em Portugal a partir de 1920, onde interveio como reformador do sistema educativo português, sendo o principal mentor do projeto de reforma educativa do ministro Camoesas, esteve ligado ao Instituto de Orientação Profissional e criou uma Biblioteca de Cultura Pedagógica onde divulgou os princípios da educação do futuro. In the thesis “Faria de Vasconcelos pioneiro da Escola Nova” an analysis is made of this pedagogue’s ideas and pedagogical actions. Faria de Vasconcelos was, essentially, a forerunner of the Escola Nova organization.The dissertation compromises four stage and each one of them corresponds to a different chronological stage of the work that this remarkable pedagogue has developed. In the first stage the social, familiar and scholarly context is analysed in which a pedagogue with unusual and impressive intellectual acuteness for his time, was born. Stage two illustrates a both innovative and active educational methodology, only accomplished by the association of the contents in the programmes to the physical and psychical development of students. This original school curriculum and a new organizational model would deeply influence the future educational system. In the third stage not only the pedagogical action is portrayed, but also the civic intervention that Faria de Vasconcelos had both Cuba and Bolivia. He managed to develop in these countries an intense activity as a pedagogue, speaker and mentor of this new school curriculum’s ideals. Faria de Vasconcelo’s pedagogical influence and civic intervention in Portugal after the 1920’s, is looked at in stage four. He intervened as a didactic reformer in the earlier Portuguese educational system, being the main advice-giver during the project of reforming led by the Minister Camoesas. Faria de Vasconcelos also played a main role concerning the Instituto de Orientação Profissional (Institute of Professional Orientation) and he created a Library of Cultural Pedagogy, where he made available to the public the principles of the education of the future. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48678 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
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