Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48654

TítuloDimensionamento do corpo aplicado ao vestuário: estudo antropométrico com recurso a um Body Scanner 3D
Autor(es)Capelassi, Carla Hidalgo
Palavras-chaveDimensionamento do corpo
Body Scanner 3D
Modelação de vestuário
Antropometria
Fit
Body Sizing
3D Body Scanner
Clothing pattern design
Anthropometry
Data22-Jun-2017
Resumo(s)Não existe no Brasil uma padronização do dimensionamento corporal da mulher aplicado à empresa do vestuário. Tal fato é justificado por diversos fatores, entre eles: o baixo investimento em pesquisas antropométricas, em particular as que utilizam tecnologias de digitalização corporal tridimensional; o fato do país ocupar um grande espaço territorial; e a mistura de raças encontradas devido ao cruzamento dos povos que tiveram maior representatividade no país, nomeadamente os Indígenas, Europeus e os Africanos. Como consequência da mistura de raças e do tamanho do território as caraterísticas corporais das mulheres Brasileiras são bem diversificadas. Com a falta de padronização das medidas, cada empresa de vestuário pode definir o seu padrão de tamanho para desenvolver os seus produtos de acordo com o mercado alvo que pretende explorar. Esta situação faz com que os usuários encontrem grandes dificuldades no momento de compra, pois tem muitas dúvidas em relação ao seu tamanho e ao ajuste do vestuário no seu corpo. Este fenómeno ocorre principalmente no comercio online. O presente trabalho tem por objetivo realizar um estudo antropométrico, com recurso a um sistema tecnológico de digitalização corporal 3D, para estabelecer os alicerces necessários para o correto dimensionamento do corpo das mulheres Brasileiras, uma vez que os dados atualmente disponíveis à empresa de vestuário Brasileira não são suficientes, apresentando divergências entre os tamanhos atualmente utilizados na produção industrial e nas medidas do corpo feminino. A metodologia utilizada consistiu num levantamento antropométrico nos Concelhos de Braga e Guimarães, Norte de Portugal, com uma amostra de 101 mulheres Brasileiras, com idades entre 18 e os 62 anos, utilizando o método de digitalização corporal 3D com o recurso tecnológico KBI-Kinect Body Imaging. As voluntárias preencheram um questionário e foram informadas que deveriam permanecer na posição indicada e vestindo apenas as suas peças íntimas durante o processo de digitalização do corpo. Do total das variáveis do corpo disponíveis no software KBI, foram selecionadas 36, consideradas como as mais importantes para o desenvolvimento da modelação do vestuário, nomeadamente as medidas de circunferência, altura e largura, geradas automaticamente pelo sistema para posterior análise. Os dados passaram por uma análise estatística univariada e multivariada, incluindo análise de confiabilidade, análise de componente principal e realizada a análise de agrupamento (cluster) para identificar os principais formatos corporais da amostra. Os resultados foram segmentados em cinco categorias com caraterísticas homogéneas para facilitar a construção de uma Tabela com as médias das variáveis selecionadas. Estas dimensões dividiram a amostra de acordo com a faixa etária, índice de massa corporal, Região do Brasil, cor ou raça e pelo formato corporal. Os resultados segmentados revelam as caraterísticas de tamanho e formato do corpo da amostra. As voluntárias na faixa etária entre 40 e 49 anos de idade apresentam as maiores médias de circunferência e massa corporal. Na segmentação por índice de massa corporal, 67% estão classificadas no peso normal e 25% no sobrepeso. Os maiores desvios padrões são encontrados nas medidas de circunferência de busto, abdómen, cintura e anca, havendo maior acúmulo de gordura nestas partes do corpo. O formato corporal retângulo foi o que apresentou maior representatividade na amostra, com um total de 40%, seguido do formato ampulheta com 28%. Duas empresas de vestuário Brasileiras, tiveram as suas medidas analisadas e comparadas com as medidas obtidas com o KBI. Duas peças (uma da parte superior e outra da parte inferior do corpo) foram confecionadas com ambas as medidas. A modelação e as peças prontas foram comparadas, ficando evidente que existe uma diferença considerável nos tamanhos usados nas Tabelas da empresa nacional Brasileira e os dados obtidos neste estudo. Três sistemas de dimensionamento foram desenvolvidos para a amostra pesquisada, a partir da Razão Abdómen/Estatura - RAE (Parte Superior): Pequeno (RAE < 0,52), Médio (RAE: 0,52-0,58), Grande (RAE > 0,58) e Razão Anca/Estatura – RanE (Parte Inferior): Pequeno (RAnE < 0,62), Médio (RAnE: 0,62-0,68), Grande (RAnE > 0,68), em que as medidas de intervalo para cada variável foram apresentadas em pictogramas.
In Brazil, there is no standardization of the women corporal dimension applied to the garment industry. This reality is justified by several factors, among them the low investment in anthropometric research using three-dimensional technology, the fact that the country occupies a large territorial space and the mixture of races found due to the cross-breeding of the most representative populations in the country, namely the Indigenous, Europeans and Africans. As a consequence of the mixture of races and the size of the territory, the characteristics of the Brazilian women are well diversified. As a consequence of the lack of standardization of the measurements, each apparel brand can define its size standard to develop its products according to the target market served, consequently, the user finds difficulties during the purchase process, because she has doubts about its size and about the fit of the clothing on her body. This phenomenon occurs mainly during online commerce. The objective of this study is to carry out an anthropometric study using 3D body scanning technology to establish the necessary foundations for an accurate body size for the Brazilian women, since the data currently available to the clothing industry is not enough, showing differences between the sizes currently used in industrial production and the female body measurements. The methodology used consisted of an anthropometric survey in the Counties of Braga and Guimaraes, North of Portugal, using the three-dimensional body scanning method with a sample of 101 Brazilian women, aged between 18 and 62 years, using the technological resource KBI-Kinect Body Imaging. The volunteers completed a questionnaire and were informed that they should remain in the position indicated and wearing only their underwear during the process of body digitization. From the total of variables of the body available in the software, 36 were defined as the most important ones for the development of garments, namely the measurements of circumference, height and width, in centimeters, automatically generated by the system for later analysis. Data was subjected to univariate and multivariate statistical analysis, including reliability analysis, principal component analysis, and cluster analysis to identify the main body shapes of the sample. The results were segmented into five categories with homogeneous characteristics to facilitate the construction of a table with the averages of the selected variables. These dimensions divided the sample according to age, body mass index, region of Brazil, color or race, and body shape. The segmented results reveal the size and shape characteristics of the sample body. The volunteers in the age group between 40 and 49 years of age present the highest means of circumference and body mass. In the segmentation by body mass index, 67% are classified in normal weight and 25% in overweight. The largest standard deviations is found in the measurements of the bust, abdomen, waist and hip girths, with a greater accumulation of fat in these parts of the body. The rectangle body shape is the one with the highest representativity in the sample, with a total of 40%, followed by the hourglass format with 28%. Two Brazilian clothing companies had their measurements analyzed and compared with the measurements obtained with the KBI-Kinect Body Scanner. Two pieces (one of the upper part and one of the lower part of the body) were made with both measurements. The pattern designs and the finished parts were compared, making it evident that there is a considerable difference in the sizes used in the tables of the Brazilian national apparel industry and the data obtained in this study. Three sizing systems were developed for the studied sample, from the Abdomen/Stature Ratio - ASR (Upper): Small (ASR <0.52), Medium (RAE: 0.52-0.58), Large ASR > 0.58) and Hip/Stature Ratio - HSR (Lower): Small (HSR <0.62), Medium (HSR: 0.62-0.68), Large (HSR> 0.68), where the interval measurements for each variable were presented in pictograms.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Engenharia Têxtil
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48654
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

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