Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48639

TítuloO Storytelling como processo pedagógico de apropriação artístico-cultural: viagem na obra de Hieronymus Bosch mediatizada por uma superfície tangível
Autor(es)Pinto, Sílvia Raquel Barros
Orientador(es)Zagalo, Nelson
Oliveira, Lia Raquel
Palavras-chavemedia interativos
superfícies tangíveis
educação para os media
comunicação visual
storytelling
interactive media
tangible surfaces
media literacy
visual communication
storytelling
Data15-Set-2017
Resumo(s)O projeto que aqui apresentamos parte do desenvolvimento de um protótipo de uma solução multimédia que tem por objetivo criar um novo modelo de comunicação para ser utilizado nos museus de arte. Como benefícios da utilização do modelo que aqui apresentamos surge o impacto gerado na construção das aprendizagens significativas relativamente à leitura e na consolidação do conhecimento sobre a obra de arte. Este processo de aproximação e ligação com as obras permite um maior envolvimento dos públicos e sugere o desenvolvimento de experiências individuais e/ou de experiências colaborativas que podem ser continuadas no tempo e no espaço virtual, nomeadamente, no Facebook. Desta forma, espera-se constituir com este modelo uma espécie de laboratório criativo, onde as pessoas podem adotar uma postura crítica, criativa e sobretudo experimental. É no domínio da ação que esperamos que o público dantes encarado como mero espectador possa viver no museu uma experiência significativa, em que ele próprio pode realizar as suas obras e posteriormente partilhar na rede. A aplicação permite a apropriação da obra e encontra-se configurada de acordo com a lógica da assemblagem e da colagem tão conhecida e explorada pelas comunidades ligadas às artes visuais, às artes plásticas, à fotografia, aos novos media e até à literatura. Para o desenvolvimento deste projeto selecionamos a obra do pintor Hieronymus Bosch. A componente narrativa da obra deste pintor inspira a criação de enredos e histórias que se perdem e se cruzam nos diferentes cenários. A atualidade do imaginário fantástico que povoa a sua obra é por si só elemento de ligação/conexão com os indivíduos dos nossos dias e por isso recuperado para a realização dos primeiros ensaios deste protótipo que é desenvolvido recorrendo à linguagem Processing. Na aplicação os sujeitos podem interagir com a obra, manipulando-a e transformando-a numa outra, a partir da elaboração de composições individuais ou colaborativas. Por fim, o objeto criado, pode ser difundido nas redes sociais e ampliar o quadro discursivo e de construção de conhecimento em torno da obra original assim como da nova imagem.
The project here presented starts from the development of a multimedia solution prototype that aims to create a new communication model to be used in art museums. As benefits of using the model here presented comes the impact generated by the construction of significant learning relative to reading and the consolidation of knowledge about the artwork. This process of getting closer and connecting with the artwork allows for a greater involvement of the public and suggests the development of individual experiences and/or of collaborative experiences that can be continued in time and virtual space, namely on Facebook. In this manner, from this model it is hoped to be the making of a kind of creative lab, where people can adopt a critical, creative and above all an experimental stance. It is in the domain of action that we hope the public that, before seen as mere spectator, might live in the museum a remaining experience. The application allows appropriating the artwork and is configured according to an assemblage and collage logic so well-known and explored by communities linked to the visual arts, arts, photography, new media and even literature. For the development of this project we selected the work of painter Hieronymus Bosch. The narrative component of the work of this painter inspires the creation of plots and stories that get lost and cross paths in different scenarios. The modernity of the fantastic imaginary that pervades his work is by itself an element of bonding/connection with individuals of our time and that is why it is used for the first trials of this prototype that is developed using the Processing language. In the application, the subjects may interact with the work, manipulating and transforming it in something else, starting from individual or collaborative compositions. Finally, the object created may be shared in social networks and increase the discursive framework and knowledge building around the original work as well as of the new image.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Comunição
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48639
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CECS - Teses de doutoramento / PhD theses

Ficheiros deste registo:
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