Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/48446
Título: | OA “Decifrando enigmas com os inteiros": um objeto de aprendizagem e sua concepção para o ensino de matemática |
Autor(es): | Oliveira, Rannyelly Rodrigues de Andrade, Maria Helena de Sales, Gilvandenys Leite Silva, João Batista da Lencastre, José Alberto Alves, Francisco Regis Vieira |
Palavras-chave: | Objeto de Aprendizagem Gamificação Situações-problema Obstáculos epistemológicos |
Data: | Nov-2017 |
Editora: | Universidad de Chile. Facultad de Ciencias Físicas y Matemáticas |
Citação: | Oliveira, R. R., Andrade, M. H., Sales, G. L., Silva, J. B., Lencastre, J. A., & Alves, F.R. (2017). OA “Decifrando enigmas com os Inteiros": um Objeto dde Aprendizagem e sua concepção para o ensino de Matemática. In J. Sánchez (Ed.), Atas da XXII Conferência Internacional sobre Informática na Educação - TISE2017 - Nuevas Ideas en Informática Educativa, Volumen 13, (pp. 614–619). Fortaleza: Facultad de Ciencias Físicas y Matemáticas, Universidad de Chile. |
Resumo(s): | This paper presents a methodological approach for the design and development of a Learning Object (OA) called Deciphering Enigmas with Integers in order to overcome the possible epistemological obstacles that may arise during the teaching process of addition and subtraction operations with the integers. In view of this, OA was designed to serve seventh-year primary school students; in addition, it presents itself in the form of gamification of teaching and learning situations, addressing problem situations in a process of contextualization with the real world, thus mobilizing different meanings and representations of algebraic addition in the set of whole numbers. Este trabalho apresenta o percurso metodológico de concepção e desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem (OA) denominado OA “Decifrando enigmas com os Inteiros" com o intuito de superar os possíveis obstáculos epistemológicos que possam surgir durante o processo de ensinagem das operações de adição e subtração com os números inteiros. À vista disso, o OA foi projetado para atender alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, além do mais, possibilita a aplicação da gamificação das situações de ensino e aprendizagem, abordando situações-problema num processo de contextualização com o mundo real, mobilizando assim, diferentes significados e representações da adição algébrica no conjunto dos números inteiros. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48446 |
ISBN: | 978-956-19-1043-0 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_TISE2017_Fortaleza_Brasil.pdf | 953,6 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |