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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Maria Lurdes Castropor
dc.contributor.advisorCastro, José Manuel Lopes depor
dc.contributor.authorDias, Filipa Margarida Peixotopor
dc.date.accessioned2017-12-18T14:03:55Z-
dc.date.issued2017-04-21-
dc.date.submitted2017-01-31-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/48398-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Economia Industrial e da Empresapor
dc.description.abstractA indústria gráfica é maioritariamente considerada como uma indústria familiar e tradicional, principalmente no nosso país. No entanto, tratando-se de um setor transversal ao tecido económico mundial, as empresas sentem-se na contingência de se modernizarem para conseguirem enfrentar os desafios de uma sociedade cada vez mais exigente e globalizada, em termos de diversidade dos produtos, da qualidade dos mesmos e do cumprimento dos prazos de execução. Com o aparecimento do e-book e a sua rápida expansão, o conceito de livro sofreu algumas mudanças, temendo-se a subversão das regras do mercado estabelecido, pelo que a indústria gráfica teve e terá que continuar a adaptar-se em termos de gestão, de equipamento e de logística para conseguir ultrapassar as suas limitações e poder competir com este novo produto. O tema deste relatório está estritamente relacionado com este desafio recente para a indústria gráfica e, mais particularmente, para a Norprint Artes Gráficas, S.A., cuja faturação reside essencialmente no produto livro. Com a elaboração deste relatório, pretende-se fazer a exposição do que foi alcançado com o estágio curricular realizado na Norprint. Durante os nove meses de estágio, foi definido um objetivo principal: perceber se o e-book representa uma ameaça real para esta organização empresarial. De forma a alcançar o objetivo proposto, a principal ferramenta utilizada foi a realização de um inquérito aos consumidores do produto em questão, o livro, e a subsequente análise das respostas, o que permitiu perceber qual a opinião do consumidor em relação ao e-book e qual poderá ser a tendência deste mercado.por
dc.description.abstractThe graphic industry is mainly considered a traditional and family oriented industry, particularly in Portugal. However, being a transverse sector of the world’s economic manufacturing, the companies feel the contingency to modernize themselves in order to be able to face the challenges of an increasingly demanding and global society, in terms of product diversity, quality and accomplishment of deadlines. With the emerging of the e-book and its fast expansion, the concept of book suffered some changes, so there is the fear of a subversion of the rules of the established market. This way, the graphic industry has and will have to continue to adapt itself in terms of managing, equipment and logistics, in order to be able to overcome its own limitations and compete with this new product. The theme of this report is strictly related to the recent challenge faced by this industry and, mainly, by Norprint Artes Gráficas, S.A., which has paper books as its primordial product. With the elaboration of this report, it is thus intended to expose what was accomplished with this curricular internship in Norprint. During the nine months of internship, one main purpose was established: understand if the e-book represents a real threat for this entrepreneurial organization. In order to achieve the key goal, the primary tool used in this report was the elaboration of a survey to the consumers of the product at issue, the book. The subsequent analysis of the replies allowed a better understanding of the consumer’s opinion in relation to the e-book and what the trend of the market could be.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectE-bookpor
dc.subjectP-bookpor
dc.subjectConsumidorespor
dc.subjectInquéritospor
dc.subjectAmeaçapor
dc.subjectVantagenspor
dc.subjectDesvantagenspor
dc.subjectConsumerspor
dc.subjectSurveyspor
dc.subjectThreatspor
dc.subjectOpportunitiespor
dc.subjectDisadvantagespor
dc.titleA indústria gráfica e a introdução dos e-books no mercado portuguêspor
dc.title.alternativeThe printing industry and the introduction of the e-books in the Portuguese marketpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201696100por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade13 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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